RECICLO INCLUSIVO
Instrumenteca e ludoteca
“Reciclo Inclusivo” é um programa Reciclanda pensado para grupos vulneráveis, na infância, juventude e adultez. Numa sessão, junta “Cantigas de Amigos” meio improvisadas, utilização de eco-instrumentos e “Laboratório” de criação de objetos sonoros.
Para um público especial a Reciclanda produz dinâmicas especiais que beneficiam as unidades de apoio à multideficiência, centros de inclusão social, CERCI e APPACDM, inspirando boas práticas de sustentabilidade nos profissionais que com eles trabalham.
A partir do conhecimento de cada uma pessoa e da sua relação a novos instrumentos podem-se desenvolver novos objetos sonoros que vão ao encontro dos seus gostos, capacidades e necessidades.
Nas oficinas inclusivas Reciclanda encontramos pessoas com deficiência que se encantam certo instrumento e que o assumem como objeto de regulação emocional.
Certas crianças adoram enroscar e desenroscar. Maracas feitas de desodorizantes roll-on (depois de tirada a bola) com objetos do tamanho de uma feijão ou maiores podem suscitar o seu interesse; e quando, ao abrir, sai alguma leguminosa, apanham e colocam com gosto na maraca.
Há pessoas que só percutem com uma das mãos, e o dinamizador musical ajuda. Outras são capazes de criar com ou sem ajuda.

Criança do 1º Ciclo com multideficiência tocando tambor reutilizado, Reciclanda
Uns têm um gosto imenso pelos instrumentos e gostam de experimentar e explorar: a apresentação de novos instrumentos torna-se desafiante para elas; outros apreciam objetos sonoros como guizeiras de pulso que ajudam a contornar as limitações.
O sentir de diferentes texturas, a visão de cores diversas, a audição de diversos timbres, tudo é importante para o desenvolvimento de competências menos desenvolvidas.

Gongo da calma, CIS Grijó, Gaia, 2025
Ideia verde
Crie na instituição uma instrumenteca (conjunto de objetos sonoros) e uma ludoteca (conjunto de jogos sustentáveis).
Contacto
António José Ferreira
962 942 759
Clique AQUI para consultar a Lenga – música para o desenvolvimento global da criança.