Gongo da calma, CIS Grijó, Gaia, 2025

RECICLO INCLUSIVO

“Reciclo Inclusivo” é um programa Reciclanda pensado para grupos vulneráveis, na infância, juventude e adultez, juntando “Cantigas de Amigos” meio improvisadas, utilização de eco-instrumentos e “Laboratório” de criação de objetos sonoros.

Para um público especial a Reciclanda produz dinâmicas especiais que  beneficiam as unidades de apoio à multideficiência, centros de inclusão social, CERCI e APPACDM, inspirando boas práticas de sustentabilidade nos profissionais que com eles trabalham.

A partir do conhecimento de cada uma pessoa e da sua relação com instrumentos podem-se desenvolver novos objetos sonoros que vão ao encontro dos seus gostos, capacidades e necessidades.

As sessões Reciclanda em geral incluem com dinâmicas em que os participantes se colocam no lugar de pessoas com deficiência e de quem os acompanha. São exemplos as dinâmicas de marcha em pares “visual/invisual” ou de cadeirinha em que dois jogadores transportam alguém no papel de pessoa com mobilidade reduzida.

Nas oficinas inclusivas Reciclanda há pessoas com deficiência que se encantam certo instrumento e que o assumem como objeto de regulação emocional. Certas crianças adoram enroscar e desenroscar. Maracas feitas de desodorizantes roll-on (depois de tirada a bola) com objetos do tamanho de uma feijão ou maiores podem suscitar o seu interesse; e quando, ao abrir, sai alguma leguminosa, apanham e colocam com gosto na maraca.

Uns têm um gosto imenso pelos instrumentos e gostam de experimentar e explorar: a apresentação de novos instrumentos torna-se desafiante para elas; outros apreciam objetos sonoros como guizeiras de pulso que ajudam a contornar as limitações.

A importância da reutilização inclusiva

A reutilização de instrumentos e jogos adaptados tem grande importância para pessoas com deficiência e crianças com necessidades especiais, do ponto de vista educacional, emocional, social e ambiental.

🌟 1. Acessibilidade e inclusão

Jogos e instrumentos adaptados tornam aprendizagem e o lazer mais acessíveis, respeitando as limitações e potencialidades de cada um. Reutilizar permite que mais pessoas tenham acesso a recursos adaptados, especialmente em contextos com limitações financeiras.

🧠 2. Estímulo ao desenvolvimento cognitivo e motor

Instrumentos reutilizados e jogos adaptados promovem o desenvolvimento da coordenação motora, percepção sensorial, linguagem e resolução de problemas. Para crianças com necessidades especiais, o uso de jogos adaptados pode ser uma ferramenta essencial de intervenção terapêutica.

💰 3. Custo-benefício e sustentabilidade

Reutilizar instrumentos e jogos enriquece a instrumenteca e ludoteca com reduzidos custos com materiais pedagógicos e terapêuticos, aspetos importantes em escolas, instituições e famílias. Além disso, promove a educação ambiental, mostrando que é possível reaproveitar materiais de forma criativa e funcional.

💡 4. Estímulo à criatividade e à personalização

A criação ou adaptação de jogos reaproveitados permite personalizar o recurso conforme as necessidades específicas de cada pessoa. Envolve professores, terapeutas e a própria criança no processo de criação, o que estimula o empenho e autoestima.

🤝 5. Fortalecimento de vínculos sociais

Instrumentos reutilizados e jogos adaptados promovem interação entre as crianças, favorecendo o desenvolvimento de competências sociais, empatia e cooperação. Podem ser usados em contextos inclusivos, aproximando crianças com e sem deficiência.

Exemplo:

Um jogo da memória feito com tampinhas de garrafa e imagens pode ser adaptado com texturas para crianças com deficiência visual, imagens maiores para baixa visão, associações sonoras para ampliar estímulos. O sentir de diferentes texturas, a visão de cores diversas, a audição de diversos timbres, tudo é importante para o desenvolvimento de competências menos desenvolvidas.

Conclusão

Reutilizar instrumentos e jogos para pessoas com deficiência é uma prática pedagógica, terapêutica e sustentável. Vai além da economia: é um ato de inclusão, criatividade e respeito à diversidade.

Criança do 1º Ciclo com multideficiência tocando tambor reutilizado, Reciclanda

Criança do 1º Ciclo com multideficiência tocando tambor reutilizado, Reciclanda

Soluções para cada tipo de deficiência

♿ 1. Deficiência física (mobilidade reduzida)
🎯 Jogo de arremesso adaptado

Materiais: Garrafas PET, sacos de feijão ou lentinhas, latas.

Como adaptar:

Organizam-se as garrafas ou latas como pinos. A criança pode arremessar os saquinhos sentada ou com apoio. Ajusta-se a distância conforme a capacidade da criança.

🧏‍♂️ 2. Deficiência auditiva

🖐️ Jogo de mímica com instrumentos

Materiais: Caixas de papelão, pequenos instrumentos reutilizados

Como adaptar:

Criam-se cartas com ações (tocar determinado instrumento, de bater, agitar, entrechocar). A criança sorteia uma carta e toca um instrumento correspondente à carta. Trabalha a linguagem não-verbal e expressão corporal.

👁️ 3. Deficiência visual

🔤 Jogo de memória e descoberta

Materiais: pequenos instrumentos reutilizados

Como adaptar:

De um balde de pequenos instrumentos, o adulto toca um, e volta a colocá-lo no balde. A criança deve encontrar o instrumento que ouviu com as mãos.

🧠 4. Deficiência intelectual ou autismo

🎨 Jogo de encaixe com potes e formas

Materiais: Taças de musse ou iogurte grego, tampinhas, rolos de papel.

Como adaptar:

Recortam-se formas (círculo, quadrado, triângulo) nas taças. A criança coloca tampinhas e outros objetos nas formas corretas. Trabalha cores, formas, coordenação e atenção.

🧩 5. Múltiplas deficiências (estimulação sensorial)

🌈 Instrumentário multissensorial reutilizado

Materiais: pequenos instrumentos de plástico, madeira, metal, com guizos, soalhas, tampas de diversas cores, texturas e timbres

Como adaptar:

Monte uma pequena exposição interativa com diferentes instrumentos, sonoridades e texturas para explorar. Estimula o tato, curiosidade e percepção.

💬 Dica:

Incluir a criança na construção de instrumentos e jogos, sempre que possível, favorece o sentimento de pertença e valoriza o processo.

Gongo da calma, CIS Grijó, Gaia, 2025

Gongo da calma, CIS Grijó, Gaia, 2025

Ideia verde

Crie na escola ou instituição uma instrumenteca (conjunto de objetos sonoros) e uma ludoteca (conjunto de jogos sustentáveis).

Sugestão amiga

Lenga, Reciclanda e Loja Meloteca são projetos irmãos com inúmeros recursos pedagógicos. Na Lenga encontra lengalengas, estórias, poemas, adivinhas, provérbios, trava-línguas, piadas, onomatopeias, jogos, canções, dinâmicas, instrumentos úteis a profissionais que trabalham com crianças da Creche, Jardim de Infância, 1º Ciclo e Crianças com NEE.

Depois de entrar na Lenga, no computador, no lado direito ao cimo, clique nos três pontinhos. Pode guardar a Lenga como se fosse uma aplicação no seu computador; criar um atalho; copiar a ligação e partilhar o sítio com amigos.

Lenga, música para o desenvolvimento global da criança

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