Reutilização e Música no Jardim de Infância

Pré-escolar a reutilizar

No Jardim de Infância, a brincadeira e a exploração de instrumentos musicais ocupam um lugar importante, contribuindo para o desenvolvimento global, em termos de psicomotricidade, conhecimento e socialização.

Tanto ao longo do ano letivo como nas interrupções e férias, a criação de pequenos instrumentos e de brinquedos a partir de materiais recicláveis contribui para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor.

Através da reutilização se pode melhorar a relação da escola com a família, a associação de pais e a comunidade.

O desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor são três áreas fundamentais no crescimento e aprendizagem humanos.

“Pré-Escolar a reutilizar” é uma das propostas Reciclanda.

Desenvolvimento afetivo

Relaciona-se com as emoções e sentimentos. Inclui a capacidade de reconhecer, expressar e gerir emoções. Envolve a formação de vínculos afetivos e a empatia.

Desenvolvimento Cognitivo

Refere-se ao desenvolvimento das habilidades intelectuais e de pensamento. Inclui processos como memória, resolução de problemas, tomada de decisões e compreensão de conceitos.

Desenvolvimento Psicomotor

Envolve a coordenação entre a mente e o corpo. Inclui habilidades motoras finas (como escrever) e grossas (como correr). É crucial para a realização de atividades diárias e para o desenvolvimento global da criança.

As três áreas são interdependentes e desenvolvem-se de forma integrada, influenciando-se mutuamente ao longo da vida.

Contacto

António José Ferreira

962 942 759

Clique AQUI para consultar a Lenga – música para o desenvolvimento global da criança.

Lenga, logotipo

Lenga, Música para o desenvolvimento