Pré-escolar a reutilizar
No Jardim de Infância, a brincadeira e a exploração de instrumentos musicais ocupam um lugar importante, contribuindo para o desenvolvimento global, em termos de psicomotricidade, conhecimento e socialização.
Tanto ao longo do ano letivo como nas interrupções e férias, a criação de pequenos instrumentos e de brinquedos a partir de materiais recicláveis contribui para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor.
Através da reutilização se pode melhorar a relação da escola com a família, a associação de pais e a comunidade.
O desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor são três áreas fundamentais no crescimento e aprendizagem humanos.
“Pré-Escolar a reutilizar” é uma das propostas Reciclanda.
Desenvolvimento afetivo
Relaciona-se com as emoções e sentimentos. Inclui a capacidade de reconhecer, expressar e gerir emoções. Envolve a formação de vínculos afetivos e a empatia.
Desenvolvimento Cognitivo
Refere-se ao desenvolvimento das habilidades intelectuais e de pensamento. Inclui processos como memória, resolução de problemas, tomada de decisões e compreensão de conceitos.
Desenvolvimento Psicomotor
Envolve a coordenação entre a mente e o corpo. Inclui habilidades motoras finas (como escrever) e grossas (como correr). É crucial para a realização de atividades diárias e para o desenvolvimento global da criança.
As três áreas são interdependentes e desenvolvem-se de forma integrada, influenciando-se mutuamente ao longo da vida.
Contacto
António José Ferreira
962 942 759