PRÉ-ESCOLAR A REUTILIZAR
Oficinas musicais no Jardim de Infância
“Pré-Escolar a Reutilizar” é um programa de 90 minutos que inclui as componentes:
- tocar instrumentos apelativos feitos de materiais reutilizados;
- participar em brincadeiras cantadas com objetos comuns;
- fazer um instrumento com materiais fornecidos;
- cantar “Cantigas de Amigos”.
Pode ser adaptado para duas ou mais horas, próximo de Gaia; ou ser ser uma ação de 60 minutos, integrado em programas mais amplos como as “Temporadas Reciclanda” (dias ou semanas a promover o desenvolvimento e a sustentabilidade num concelho).
Neste contexto, promove-se a Instrumenteca e a Ludoteca do Jardim de Infância, com recursos que podem ser replicados ao longo do ano. E trabalha-se o conceito de “Recreio Dinâmico“, com jogos, brinquedos e dinâmicas que desenvolvem a criança nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.

Sines, Pré-Escolar a Reutilizar, 2025
Tanto ao longo do ano letivo como nas interrupções e férias, a criação de pequenos instrumentos e de brinquedos a partir de materiais reutilizáveis contribui para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor.
Através da reutilização se pode melhorar a relação da escola com a família, a associação de pais e a comunidade.

Sines, Pré-Escolar a Reutilizar, 2025
Desenvolvimento afetivo
Relaciona-se com as emoções e sentimentos. Inclui a capacidade de reconhecer, expressar e gerir emoções. Envolve a formação de vínculos afetivos e a empatia.
Desenvolvimento Cognitivo
Refere-se ao desenvolvimento das habilidades intelectuais e de pensamento. Inclui processos como memória, resolução de problemas, tomada de decisões e compreensão de conceitos.
Com laboratórios no Jardim de Infância, promovem-se instrumentos simples em que as crianças fazem um ou mais instrumentos com ajuda. Mas são elas a escolher cores e materiais, utilizando materiais preparados para o efeito, e fazem enfiamentos.
Desenvolvimento Psicomotor
Envolve a coordenação entre a mente e o corpo. Inclui habilidades motoras finas (como escrever) e grossas (como correr). É crucial para a realização de atividades diárias e para o desenvolvimento global da criança.
As três áreas são interdependentes e desenvolvem-se de forma integrada, influenciando-se mutuamente ao longo da vida.

Jogo da plantação de árvores, Reciclanda 2024
Laboratório na Pré
Além dos instrumentos imprevisíveis porque feito a partir de objetos apresentados por cada turma, no final de cada laboratório a turma é provável que cada grupo ganhe:
- arco percussivo
- pega chincalhona
- rolha caricata
- frasco agitadiço
- pandeireta de tampa
- ripa chincalhona
- sistro de caricas
- tiquetocas
- jogo de memória
- corda de titãs
- baqueta de rolha
- pulseira sonora
- crotaletes
Contacto
António José Ferreira
962 942 759
Clique AQUI para consultar a Lenga – música para o desenvolvimento global da criança.