Objetos a reutilizar
Lista de objetos a reutilizar para instrumentos e brinquedos
Há objetos de reutilização fácil tanto na escola como na família porque em ambos os contextos se consomem produtos como iogurtes e frascos de detergente.
Nas atividades Reciclanda há objetos que integram de forma especial os instrumentos apresentados.
- arames – para chincalhos com caricas ou campas;
- aros (de bicicleta e mota) – para brincadeira no recreio da escola;
- cântaros – para percutir à maneira do cântaro com abano ou almude;
- argolas de madeira ou plástico – para prender guizos, tampas e caricas que entrechocam;
- babete de tecido – para colocar guizos e tampas manuseáveis por crianças com multideficiência;
- baldes e frascos de óleo do motor – para usar como tambor, ou para cortar partes para jogos, ou ornamentação de outros instrumentos que ficam mais higiénicos e coloridos;
- bidões – para bombos que tocados pelas baquetas adequadas se prestam a espetáculos de percussão no exterior;
- blocos de madeira – para instrumentos de percussão de raspar e bater, conforme as dimensões;
- bolas (de desodorizante roll-on e outras) – para fazer jogos, e incluir em maracas e chincalhos;
- botões – para chincalhos coloridos e jogos;
- cabos de vassoura gasta – para paulitos, clavas e chincalhos;
- caixas (de plástico; de vinho, de madeira) – para cordofones e idiofones percutidos;
- câmaras de ar de bicicleta – para pulseiras sonoras e baquetas;
- canas – para reco-recos, flautas de pan, cana-rachada, chincalhos, clavas. paulitos, bastões, árvores sonoras, espanta-espíritos;
- candeeiros em forma de sino – para idiofone metálico que imita o som do sino;
- canetas gastas – para raspador de reco-reco;
- cascas de pistáchio – para maracas;
- chaves – para espanta-espíritos, ou windchimes;
- cintos – para cintos de dança, com guizos, tampas ou caricas;
- colherinhas de gelado (de plástico ou madeira) – para jogos e pequenos chincalhos;
- contas – para pulseiras sonoras e espanta-espíritos;
- copinhos de queijo fresco ondulados – para reco-reco rotativo;
- cordas – para chincalhos e jogos;
- cordéis – para chincalhos e jogos;
- cordões (de sapato) – para chincalhos;
- correias de distribuição de automóveis – para reco-recos e arcos percussivos;
- desodorizantes (roll-on) – para maracas coloridas, acessíveis e eficazes;
- elásticos – para cartaxos ou cartaxinhos, e para prender balões em tambores de lata;
- espetos – para chincalhos;
- estores – para bastões sonoros, chincalhos e palmatas;
- fios (finos, tipo pesca, de metal e de plástico) – para prender tampas, caricas, botões e outros materiais em instrumentos de agitar;
- frascos de plástico (de leite achocolatado Pingo Doce, UCAL, e de fruta COMPAL essencial) – para chincalhos com muitas variantes e maracas com grânulos diversos;
- gargalos de garrafão de vinho, lixívia e de detergente – para brinquedos de vai e vem, e sinos de vento;
- garrafinhas (de Água das Pedras com limão ou outra, de plástico, com legendas fáceis de tirar) – para chincalhos e maracas de grânulos diversos;
- garrafões de lixívia – para reco-recos feitos com x-acto a meio e para usar a pega para chincalhos;
- latas de leite Nestlé NAN, com tampa, ou outras latas de leite em pó para lactentes – para tambores, com a própria tampa ou com balões nº 9; de sardinha e outras – para cartaxos ou cartaxinhos;
- luvas de tecido – para instrumentos de entrechoque destinados em especial a crianças com multideficiência;
- mangueiras – para arcos percussivos com caricas e tampas;
- marcadores gastos – para apitos, raspadores de reco-reco ou batentes;
- missangas – para uso na criação de pulseiras sonoras e windchimes;
- paus e placas de madeira – para reco-recos, tréculas, tracanholas, chincalhos;
- pedras – para castanholas de pedra a tocar entre dedos, utilizadas em grupos folclóricos sem qualquer alteração, mas escolhidas com critério planas e formato sobre o comprido.
- pegas de garrafão de água, para chincalhos com tampas de plático e metálicas do tipo compal para crianças com deficiência;
- pinhas – para usar, sem alteração, como pinhocras, instrumento de raspagem usado em zonas de pinhal;
- pneus – jogos no recreio;
- ripas de madeira – para tréculas, tabuinhas, tracanholas, trancanholas, chicotes, chincalhos e reques;
- rolhas de champanhe – para baquetas e pequenos chincalhos;
- sacos de rede fina – para objetos de regulação emocional; sacos de batatas para jogos no recreio;
- saquetas e peúgas de criança – para objetos de regulação emocional e de relaxamento;
- sementes (de couve, melão, anona e outras) – para inserir em recipientes e criar maracas;
- solas de havaiana – para usar como batentes em cântaros de abano e outros do mesmo tipo;
- tábuas – para fazer matracas;
- tampas (de amaciador da roupa, de Tofina, de Compal ou do género) – para construir maracas, copos para jogos rítmicos, e outros, conforme as suas dimensões;
- tampinhas metálicas ou de plástico – para chincalhos com inúmeras variantes;
- testos de panela – para instrumentos de percussão do tipo prato suspenso, ou prato de choque;
- tubos (corrugados, de plástico ou metal) – para reco-recos ou mesmo flautas de um som, se tapados numa extremidade; de eletricista – para batentes e flautas de um som; de rolos de papel higiénico – para jogos; tubos de cartão grande – para fazer paus-de-chuva;
- varas – para fazer batentes, raspadores de reco-recos e genebres;
- verguinha – para triângulos.
Ferramentas a utilizar
O pirógrafo facilita imenso a tarefa de criar objetos sonoros de plástico reutilizado fazendo orifícios facilmente. Serrote, berbequim, alicate, chave de fendas, brocas diversas, lixa, aparelho de cola quente são outras ferramentas que alargam as possibilidades de reciclagem na área da música.
Clique AQUI para consultar a Lenga – música para o desenvolvimento global da criança.