Óbidos
Em 2024 a Meloteca foi contactada pelo FOLIO Festival Literário Internacional de Óbidos no sentido de realizar atividades para crianças. A colaboração focou-se em oficinas para crianças, para famílias e o público em geral.
A existência de um vasto conjunto de eco-instrumentos Reciclanda daria origem à Expo ECO-INSTRUMENTOS especialmente ajustada ao Espaço Sustentabilidade, na categoria FOLIO Educa do Festival.
Pelo facto de o FOLIO ser um grande festival literário internacional, numa vila literária reconhecida pela UNESCO entre grandes cidades como Rio de Janeiro, Melbourne, Québec, Lyon, Barcelona, tornou-se um desafio a criar novos instrumentos mantendo a matriz de simplicidade que vai inspirar profissionais das áreas da Educação e da Ação Social, mas também as famílias e as crianças.
Na edição de 2024 que decorreu entre 10 e 20 de outubro, a Meloteca apresentou-se com o projeto Reciclanda entre os dias 18 e 20.
Óbidos é conhecida como a “Vila Literária”, com várias livrarias espalhadas pela vila, algumas em locais inusitados como antigas igrejas.
Vila medieval encantadora situada na região Oeste de Portugal, no distrito de Leiria, Óbidos é reconhecida pelas suas muralhas bem preservadas e ruas de paralelepípedos, oferecendo uma experiência única de viagem no tempo.
O Castelo é uma das Sete Maravilhas de Portugal e oferece vistas deslumbrantes da vila e da paisagem circundante. A Porta da Vila é a sua entrada principal, decorada com belos azulejos azuis que retratam a Paixão de Cristo.
As Muralhas que cercam Óbidos formam um circuito de 1,5 km e proporcionam vistas incríveis da vila e dos arredores.
A Ginja de Óbidos, licor de cereja, é servido em copos de chocolate.
O Festival Internacional de Chocolate, o Mercado Medieval, a Semana Internacional de Piano de Óbidos, o Festival de Ópera de Óbidos, o Óbidos Clarinet Fest são outros eventos que atraem visitantes de Portugal e do mundo.
Quando um município contrata serviços Meloteca, a informação sobre o património musical do Concelho é atualizada com textos e imagens. Os festivais, auditórios, filarmónicas, escolas de música, oficinas de instrumentos, órgãos de tubos, ranchos folclóricos.
Contacte
António José Ferreira
962 942 759