Jogo de memória Reciclanda

Ludoteca

Jogos para o desenvolvimento sustentável

por António José Ferreira

Além dos instrumentos musicais, a Reciclanda cria, promove, inspira e ajuda a criar brinquedos e jogos que enriquecem os recursos de professores, escolas, centros de convívio e de inclusão social.

A Ludoteca pode ser tema de formação para professores e animadores ou inserir-se nas Temporadas Reciclanda.

Com os seus jogos de interior – originais ou inspirados em jogos tradicionais – a Reciclanda promove a criação de jogos feitos de materiais reutilizados pela própria entidade onde se apresenta.

Ludoteca para o desenvolvimento, projetos Reciclanda para uma escola sustentável, criativa e inclusiva

Jogo do galo com feito com materiais reutilizados

A Reciclanda capacita as instituições para criar espaços lúdicos para o desenvolvimento social, psicomotor e cognitivo.

Pode-se criar uma Ludoteca sustentável na escola, no centro de relação comunitária, no centro de dia, no lar de 3ª idade, com vantagens para o desenvolvimento, qualidade de vida e envelhecimento ativo.

A capacitação de professores, educadores, animadores e auxiliares pode ser feita em ACD (Ações de Curta Duração) ou ALD (Ações de Longa Duração), em CFAE (Centros de Formação de Associação de Escolas) ou outros contextos. As próprias sessões Reciclanda envolvem e capacitam profissionais.

Muda de galho

Jogo em par ou em roda

Dois jogadores têm cada um o seu tubo de plástico, ou cabo de vassoura, ou cana de cerca de 1,5 metros. Cantam:

Cada macaco
no seu galho.
Vê se não falhas
que eu não falho.

Quando o gestor do jogo diz “3, 2, 1. Já!”, cada jogador vai pela direita para o outro pau. O jogo pode fazer-se em roda, com grupos grandes. Quem deixar cair o pau que devia agarrar perde uma vida.

Materiais: canas chincalhonas

Diabetes em movimento, Parque da Lavandeira, Gaia, 2025

Diabetes em movimento, Parque da Lavandeira, Gaia, 2025

Corrida em sacos

Em sacos de supermercado resistentes, os jogadores agarram as asas, numa linha de partida. Correm para a meta agarrando as asas do saco. Ganha o que chegar primeiro.

Corrida em sacos, Reciclanda, Colégio dos Salesianos, 2025

Corrida em sacos, Reciclanda, Colégio dos Salesianos, 2025

Defende e ataca

Todos os elementos da turma têm uma taça de musse com uma bola. À ordem do gestor do jogo, cada um tenta defender a sua taça com bola atacando a dos outros para que caia ao chão. O vencedor é o único que mantiver a sua taça com bola.

Materiais: 1 taça de musse e uma bola por jogador

Vamos embaldar

Em fila, organizam-se 9 baldes de azeitona. A um metro do primeiro balde está o primeiro jogador que procura procura preencher os 9 baldes cada um com sua bola. Para isso, tem acertar em todas; se falhar a primeira, ou a segunda, por exemplo, dá lugar ao jogador seguinte. Ganha o jogador que completar a melhor sequência de bolas nos baldes. Em vez de bolas, pode fazer-se o jogo com outro adequado à finalidade.

Materiais: 9 baldes iguais, 9 bolas iguais

Quem fica sem copo?

Quem ficar sem copo,
como vai beber?
Fique muito atento
para não perder!

À volta de uma mesa estão taças ou copos reutilizados, menos um do que os participantes. Quando a música começa a tocar, os jogadores andam à volta com as mãos atrás das costas. Logo que a música para, cada um agarra um copo. O que não conseguir um copo perde uma de três vidas.

Pode-se gerir o jogo de outra forma, retirando-se progressivamente um copo e excluindo o jogador que perdeu.

Materiais: mesa, copos, leitor de música

Corpo ou bola?

As crianças estão em pé, em pares, frente a frente, tendo entre elas uma bola. O gestor do jogo diz “cabeça”, “joelhos”, “queixo”, e as crianças tocam a parte do corpo que foi dita. Quando o mandador diz “bola”, tentam agarrar a bola que está à sua frente. Em cada jogada, ganha um ponto que agarrar a bola. Pode fazer-se uma sequência de 10 jogadas.

Materiais: 1 bola para cada par

Corrida aos S

Há duas filas de cadeiras, cada uma a meio metro da seguinte, e em frente das últimas uma só cadeira com uma taça (de musse, ou outra). Ao sinal de partida do gestor do jogo, cada jogador corre o mais rápido que conseguir, ziguezagueando para chegar primeiro ao prémio. O jogador que agarrar o objeto dá um ponto à sua equipa. Depois começa outros dois jogadores, até a turma completa participar. Ganha a equipa que conseguir mais pontos.

Materiais: 5+5 cadeiras, 1 taça

Conquista o prémio

Faz-se um círculo com uma corda e no meio coloca-se um frasco de iogurte ou algo do género. Os dois jogadores estão do lado de fora, tentando a oportunidade certa para tirarem o frasco sem serem tocados pelo adversário.

Materiais: 1 corda, 1 frasco

Desatem os nós

Para começar, 5 participantes estão lado a lado, numa linha reta, com a mão direita a apertar a mão esquerda do colega da esquerda, e vice-versa. Dada a ordem de início pelo gestor da atividade, o último aluno de uma extremidade passa por baixo dos baços dos colegas, sem largar a mão. Continua-se até a corda ficar com todos os nós desatados. Depois faz-se a atividadebcom 10 participantes o que torna a atividade muito mais difícil. Pode fazer-se em competição entre duas linhas de 10 alunos, ganhando a equipa mais rápida a desatar os nós.

Bate a bola e salta

Duas equipas estão em fila, metade de um lado. Entre cada meia equipa e a outra há 5 (ou 10 arcos). Cada jogador bate a bola dentro do arco, apanha-a e avança e, quando chega ao último, passa a bola ao colega de equipa. Quem deixa cair a bola tem de apanhá-la perdendo tempo. A vencedora é a equipa mais rápida.

Materiais: 1 bola por equipa

Mantém o equilíbrio

De uma linha de partida em direção à meta partem os jogadores com uma tampa de balde de azeitona, ao sinal do gestor do jogo. Devem manter as mãos ao nível da anca, não podendo tocar na tampa; quem deixa cair a tampa volta ao início. Vence o o jogador que tiver mais equilíbrio e for mais rápido.

Materiais: 1 tampa para cada jogador

Frasco em pé

Os jogadores estão à volta da mesa. Cada um tem uma garrafa de 33 cl, um papel e um lápis. A garrafinha deve ter dois ou três dedos de água. Quando o gestor do jogo dá ordem, lançam a garrafinha de modo que fique em pé. Quem conseguiu, aponta 1 ponto.

Materiais: garrafinhas, papel, lápis

Caça um tesouro

Dois jogadores, idosos ou crianças, tem cada um a sua vara de 40 cm. No meio estão anéis (feitos de plástico, metal, ou cana. Tentam ganhar o maior número possível de anéis durante o tempo que tiver sido determinado.

Materiais: 1 vareta para cada jogador, anéis

Lança, vira, apanha

Em 5 bocados de cartão resistente, iguais, em formato retangular com cerca de 25 cm x 10 cm faz-se em cada um um buraco circular onde se coloca um copo, como o fundo para cima e uma bola de desodorizante roll-on. Cada jogador agarra o cartão lançando a bola ao ar, virando o cartão de modo a receber a bola na boca do copo. Quem conseguir apanhar mais bolas ganha o jogo.

Materiais: 5 copos, 5 bocados de cartão, 1 copo com 5 bolinhas

Jogo do vira

São organizadas previamente duas filas com 6 frascos de iogurte iguais, a cerca de 50 cm de distância um do outro. Sobre cada frasco é colocada uma taça de musse. À ordem de início cada jogador vira a taça de musse. Quem realizar primeiro a tarefa é o vencedor. Havendo arcos, podem colocar os frascos no centro dos arcos e os jogadores terão de fazer a tarefa com as pernas mais abertas, pelo lado de fora dos arcos. Pode fazer-se o jogo por equipas em que participam todos os alunos da turma.

Materiais: 6+6 frascos de iogurte, 6+6 taças de musse.

Bola no copo, copo no copo

Numa fila, em cima da mesa, longitudinalmente, estão em fila 7 copos em frente de um jogador, e outros 7 para o outro jogador. No primeiro copo há uma bola de desodorizante. Cada jogador coloca a bola no segundo copo e, com duas colheres, coloca o copo com bola no primeiro, repetindo as operações com os copos seguintes. Ganha o jogador que primeiros realizar a tarefa completa. Pode fazer-se usando as mãos em vez de colheres, o que simplifica bastante a tarefa.

Materiais: 7+7 copos, 2 bolas de desodorizante roll-on, 4 colheres

Bola quente

Em roda as crianças cantam uma cantilena, passando uma bola que não seja dura nem pesada. No final da cantilena, o gestor do jogo faz percussão e, a um padrão rítmico combinado, o jogador que tiver a bola “queima” quem quiser. Não adianta os jogadores reterem a bola porque, no fundo, quem vai determinar o queimador é o gestor do jogo com o ritmo que faz.

– Bola quente, quem vais queimar?
– Vais saber quando o mandador mandar!

Materiais: bola

Pirâmide de copos

Sobre uma mesa há duas pirâmides de copos de papel com 5, 4, 3, 2 e 1 copo com o fundo para cima, sendo que o último tem uma bola de desodorizante. Cada jogador procura ser o mais rápido a colocar o que tem a bola em cima de outro, e assim sucessivamente.

Materiais: 10 copos de papel, 2 bolas de desodorizante (ou outra)

Foge da bola

Jogo em roda

Os participantes estão em círculo empurrando com as mãos uma bola grande (de yoga), sempre rasteira, de modo tocar no jogador que está no meio. Quem lhe acertar troca com ele.

Materiais: bola de pilates e yoga

Pêndulo do relógio

O gestor do jogo tem um pé em cima de uma cadeira e o outro em cima de outra. Usando uma corda com bola presa na ponta (ou pino de bowling),  faz os movimentos do pêndulo de um relógio de sala. Os jogadores devem passar por baixo das suas pernas sem serem tocados pela bola.

Materiais: corda com bola presa

Pingue-pongue

Em cima de uma mesa, retangular, numa das pontas, há uma embalagem de ovos grande, ou um balde de azeitonas. Do lado oposto, há uma caixa de bolas de ténis de mesa de duas cores, metade de uma cor, metade da outra. Dois jogadores tentam colocar o maior número possível de bolas da sua cor na caixa de ovos (ou outra caixa). O que completar uma linha na caixa de ovos, vence. Ou ganha  simplesmente quem encaixar mais bolas.

Materiais: caixa de ovos, bolas de pingue-pongue

Pingue-pingue

Dois seniores (ou crianças), sentados de frente um para o outro, têm um gargalo de frasco de lixívia na mão direita. Um deles têm uma bola de pingue-pongue. Dada a ordem de início do jogo, bate-a no chão de modo que o parceiro consiga apanhá-la. O que a recebe passa batendo no chão com a mãos esquerda, e assim sucessivamente. Em forma de competição, os pares estão todos à mesma distância. Ganha o par que conseguir chegar primeiro às 10 bolas apanhadas.

Materiais: 1 bola de pingue-pongue para cada par, 1 gargalo de lixívia reutilizado para cada jogador.

Todos na baliza

Duas equipas de jogadores estão alinhados de frente para a outra, numa “baliza”, de braço dado à maneira dos cantores de cante alentejano e com as pernas abertas. Um jogador faz a bola rolar com as mãos; se entrar na baliza “pernas”, a equipa ganha dos pontos. Quando uma equipa passa a bola para fora (pela lateral) dá um golo à equipa adversária.

Materiais: bola de futebol

Decalca seguido

Cada jogador tem uma oportunidade para decalcar ou desenhar seguido, não podendo repetir nenhum dos lados.

Desenha seguido

Desenha seguido

Há muitas outras combinações de figuras geométricas a fazer.

Soma com dados

Jogo de mesa em pares

Frente a frente, de cada lado de uma mesa, estão sentados dois jogadores tendo à sua frente os números de 1 a 9 escritos no interior de tampas metálicas iguais. Cada um lança os dados na sua vez  e vira para baixo os números resultantes da soma do lançamento dos dados. Ganha quem virar primeiro todas tampas.

Materiais: 9 + 9 tampas com os números de 1 a 9, 2 dados

Memória com tampas grandes

O grupo está numa roda tendo ao centro 32 tampas circulares de balde de azeitona com nomes escritos na parte de baixo. Cada um joga na sua vez tentando emparelhar os nomes. Se emparelhar ganhou um ponto e coloca as tampas à sua frente.

Materiais: tampas

Corda de titãs

Jogo em pares. Em polos opostos de um círculo, ou em lados opostos de um quadrado, dois jogadores puxam para o seu lado uma corda com nó nas extremidades, ou uma gravata que caiu em desuso. Aquele que puser o pé na linha (ou cair) perde.

Materiais: cordas curtas (1 por par)

Dança da bolinha

Os jogadores estão em pares, um para uma cadeira onde está uma bolinha ou outro objeto (saqueta, almofadinha, tampa). A música começa a tocar e todos dançam. Quando a música para, cada um procura agarrar o objeto que está na cadeira. Quando a música recomeça, voltam a colocar o objeto, e assim sucessivamente.

Materiais: uma bola e uma cadeira para cada par

Jogo do galo triangular

Em cartão desenha-se um triângulo; do meio de um dos lados faz-se uma linha até ao ângulo oposto e ligam-se os outros dois lados, ao meio. Cada jogador tem três tampas azuis e três pampas amarelas, por exemplo, que sejam fáceis de agarrar. Iniciando com o tabuleiro sem qualquer tampa, cada um tenta completar uma linha de três tampas suas.

Materiais: cartão, lápis, marcador, esquadro, régua

Descobre a ordem

Sobre a mesa estão uma tampa de plástico de balde de azeitonas. À volta estão oito tampas metálicas iguais com os números de 1 a 9.  Jogando cada um na sua vez, dois jogadores procuram descobrir a ordem (ascendente ou descendente) dos números.

Materiais: 1 tampa grande, 9 tampinhas metálicas do tipo COMPAL

Memória de 1 a 9, Reciclanda, Colégio dos Salesianos, Porto, 2025

Memória de 1 a 9, Reciclanda, Colégio dos Salesianos, Porto, 2025

Balizinha, balizinha

Jogo à mesa

Em cima de uma mesa retangular são colocadas duas ripas compridas para impedirem a tampa de sair pelos lados compridos. Cada jogador agarra tem uma taça de musse de chocolate ou de iogurte grego, e manda a tampa (de frasco de feijão, Mokambo, ou outra do género) tentando marcar golo na “baliza” contrária. Quem chegar primeiro aos cinco golos ganha o jogo, e passa à eliminatória seguinte da Taça.

Materiais: 2 ripas, 1 tampa, 2 taças de musse por mesa

Corrida de aros

Dois jogadores têm cada um o seu aro de bicicleta, na linha de partida. Quando o gestor do jogo dá ordem, dirigem-se para a linha de meta de modo a chegar primeiro, não agarrando mas tocando de modo que o aro rode sem cair, em direção à meta.

Materiais: 2 ou mais aros

Coelho sai da toca

Numa roda estão arcos, menos um do que o número de crianças. Todavia, há um arco ao centro. Os círculos funcionam como tocas dos coelhos, que também podem ser feitas com cordão ou giz no chão. Quando a canção começa, todos estão na sua toca. O jogador do meio salta ou corre para uma toca da roda. Quando o gestor do jogo diz “Sai!”, as crianças devem mudar de toca. Quando chegam duas à mesma toca, a última que chegou vai para o meio.

Coelhinho sai da toca,
está na hora de comer.
Come ervas e rebentos
que já deves conhecer.

Sai!

O jogo desenvolve a atenção, agilidade, noção de tempo e espaço e a integração entre os participantes. Ajuda a controlar o corpo, a socializar e a compreender as noções de dentro e fora.

Materiais: arcos

O dado é lançado

Dois jogadores estão de cada lado de uma mesa retangular. Dispostas de forma longitudinal há 20 tampas COMPAL vermelhas de um lado e 2o tampas verdes do outro. Um jogador lança um dado e coloca no seu balde o número de tampas correspondentes à sua sorte. Depois lança o dado o seu adversário, e assim sucessivamente. Quem recolher primeiro todas as tampas para o seu balde ganha o jogo.

Materiais: 20 tampas vermelhas, 20 tampas verdes, 2 pequenos baldes

Bowling

Com uma bola de futebol os jogadores derrubam uma torre de latas de azeitonas, com três em baixo, duas em cima, uma no topo. O gestor de jogo diz “Já” e cada jogador remata.

Materiais: latas, bola

Jogo no colchão

Sobre um colchão estão dois jogadores, apoiados numa das mãos. Entre eles há uma fita colada ao colchão e outra mais pequena à mesma distância de cada jogador. Cada jogador apoia-se numa das mãos no espaço entre a sua linha e a do meio, tentando puxar o adversário para o seu lado. Quem o consegue, ganha a jogada.

Materiais: colchão, fita adesiva

Saltos em arcos

Em círculo estão tantos arcos quantos os jogadores. À ordem do gestor do jogo, movem-se para o arco da direita, ou da esquerda, ou para a frente, ou para trás. Quem erra sai do jogo (ou perde uma vida).

Materiais: 1 arco por jogador

Agarra a garrafa!

Em mesas, frente a frente estão os jogadores. Entre cada par de jogadores há uma garrafinha com dois dedos de água. Começam por dizer todos o trava-línguas lento e cada vez mais rápido. O gestor do jogo diz “mãos”, ou “barriga” e os jogadores esfregam essa parte do corpo. Quando o animador diz “Já!” cada um tenta agarrar a garrafa.

Materiais: Mesa, 1 garrafinha por par.

Reutilizar é espetacular!

MATERIAIS QUE SE PRESTAM AO JOGO

Tampas prestam-se à organização fácil e realização de jogos de memória diversificados, jogo do galo, damas e outros que são benéficos em todas as idades.

Bolas de desodorizante prestam-se a vários tipos de jogo usando a mesa como se fosse um campo com duas balizas nas pontas, ou tentando colocar em caixas de ovos.

Cordas pequenas prestam-se também a reutilizações muito criativas e divertidas.

Jogo de tabuleiro com peças reutilizadas, Centro de Inclusão Social, Grijó, Gaia, 2025

Jogo de tabuleiro com peças reutilizadas, Centro de Inclusão Social, Grijó, Gaia, 2025


Jogo da floresta

Jogo da floresta


Jogo da carrinha

Jogo da carrinha


Piões reutilizados

Piões reutilizados

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Lenga, logotipo

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