Tambor feito com a parte inferior de dois garrafões de lixívia, Reciclanda 2024

EMBALAGENS PARA BRINCAR E TOCAR

Ótimas embalagens para brincar e tocar encontramos no dia a dia. Podemos reciclá-las no ecoponto correto, mas podemos também transformá-las em brinquedos, jogos e instrumentos musicais que ajuda à reforma dos recreios e desenvolvem competências na escola e na família.

Lixo não tem de levar sempre uma carga pejorativa. Sendo inorgânico, pode significar “material”, “embalagem”, “objeto em fim de ciclo”, pronto para iniciar um novo ciclo e tornar-se um verdadeiro recurso.

Luxo não significa necessariamente “supérfluo”: pode significar “riqueza”, “grandeza”, “requinte”, “abundância”. Arte produzida a partir de um olhar novo sobre os objetos inorgânicos descartáveis que enriquece as instituições e as pessoas.

Tambor feito com a parte inferior de dois garrafões de lixívia, Reciclanda 2024

Tambor feito com a parte inferior de dois garrafões de lixívia, Reciclanda 2024

Em formações para professores, educadores e animadores sociais, ou em laboratórios para pessoas dos 5 aos 95, embalagens muito diversificadas transformam-se em instrumentos musicais, jogos e objetos sonoros e terapêuticos, reguladores emocionais e relaxantes.

  • caixas de ovos: jogos para crianças e seniores, e em família, com bola de pingue-pongue;
  • latas: cartaxinhos, sinos, sinos de vento, com materiais variados;
  • ovos (tipo Kinder): maracas, com arroz ou sementes dentro;
  • baldes de plástico: tambores, percutidos com baqueta adequada;
  • baldes de óleo do motor: bombos, percutidos com baqueta com ponta de borracha ou tecido;
  • frascos de plástico (iogurte, sumo, detergente, champô, gel de banho, comprimidos): maracas com grãos, ou chincalhos com caricas;
  • taças de plástico (musse, gelado): jogos de copos, balizinha à mesa;
  • garrafinhas de plástico (águas com gás, refrigerantes): chincalhos, maracas, bowling com bola.
Sistro de frasco e arames

Sistro de frasco e arames

Quando tem superfície ondulada, o instrumento pode ser raspado e funcionar como reco-reco, ou bater na mão e chincalhar em simultâneo.

Reco-reco de frasco

Reco-reco de frasco


Chincalhona batente, Reciclanda 2025

Chincalhona batente, Reciclanda 2025


Reco-reco de garrafão

Reco-reco de garrafão

Reque de rodar

Reque de rodar

Tendo um frasco de plástico (de iogurte, comprimidos, champô, gel de banho, desodorizante roll-on, garrafinha de água com gás, leite), bastam grãos e sementes e está feita a maraca. Se o frasco não tiver tampa, pode-se tapar com um círculo de tecido preso com fio à volta do gargalo.

Quando são maleáveis, com óleo de bebé ou água e purpurina podem fazer-se frascos de relaxamento e regulação emocional.

Com uma garrafinha de iogurte, um tubo de plástico ou um pau, e um arame a vasar ambos faz-se um instrumento de som suave muito simples e interessante.

Tique-telique, Reciclanda 2025

Tique-telique, Reciclanda 2025

Alguns destes instrumentos são feitos durante as Temporadas Reciclanda, e em oficinas com crianças, jovens e adultos com deficiência, docentes e seniores.

Maracas

Maraca, maracá, maracaxá, maruga, trata-se de um idiofone de agitamento.  Todos podem fazer a sua maraca original com materiais reutilizados. Maracas limpas, seguras, eficazes e adaptadas a objetivos pedagógicos e artísticos.

As maracas têm diferentes nomes, mesmo nos países de língua portuguesa,  e são dos instrumentos de percussão mais fáceis de fazer.

A maraca pode ter formato de esfera, hemisfério, cilindro, cone, paralelipípedo, oval, barril, garrafa. O recipiente pode ser de plástico, madeira, metal, cabaça. A maraca pode ter cabo ou não. Pode ser simples, dupla ou tripla e produzir mais do que um timbre.

Sementes secas, grãos, arroz, massinhas, lentilhas, ervilhas, feijões, pedrinhas ajudam a definir a sonoridade. A intensidade terá a ver com as dimensões do recipiente, a quantidade e a qualidade dos grânulos.

As maracas são com frequência tocadas aos pares para melhor efeito sonoro, agitando cada mão a sua maraca, fazendo o mesmo ritmo ou ritmos diferentes. Encaixando certos doseadores de amaciador da roupa conseguem-se maracas grandes intensidade e ótimo aspeto visual que são sustentadas e tocadas por ambas as mãos.

Maraca Reciclanda feita de materiais reutilizados, 2024

Maraca Reciclanda feita de materiais reutilizados, 2024


Maraca transparente Reciclanda feita de materiais reutilizados, 2024

Maraca transparente com arroz, Reciclanda, feita de materiais reutilizados, 2024


Maraca transparente Reciclanda, com bocados de tampa de plástico, 2024

Maraca transparente Reciclanda, com bocados de tampa de plástico, 2024


Duas maracas, Reciclanda 2025

Duas maracas, Reciclanda 2025

Sugestão amiga

Lenga, Reciclanda e Loja Meloteca são projetos irmãos com inúmeros recursos pedagógicos. Na Lenga encontra lengalengas, estórias, poemas, adivinhas, provérbios, trava-línguas, piadas, onomatopeias, jogos, canções, dinâmicas, instrumentos úteis a profissionais que trabalham com crianças da Creche, Jardim de Infância, 1º Ciclo e Crianças com NEE.

Depois de entrar na Lenga, no computador, no lado direito ao cimo, clique nos três pontinhos. Pode guardar a Lenga como se fosse uma aplicação no seu computador; criar um atalho; copiar a ligação e partilhar o sítio com amigos.

Lenga, música para o desenvolvimento global da criança

Lenga, música para o desenvolvimento global da criança