Tabuinha percutida, Reciclanda 2024, Custódio Neves

“Lar Doce Lar”

Em 2025, a Reciclanda apresenta o Reciclo Sénior em 8 lares e centros de dia da capital minhota.

O projecto Lar Doce Lar arrancou em 2022 e tem-se revelado um enorme sucesso com cada vez mais instituições interessadas em acolher a iniciativa, alegrando os dias dos seus utentes com momentos de animação cultural.

Conta com um programa que leva aos lares e centros de dia actividades de mediação cuidadosamente planeadas para o público sénior.

O objectivo do programa é estimular o público sénior, proporcionar fruição cultural, fomentar o bem-estar e fortalecer a auto-estima, reconhecendo e celebrando as suas vivências enquanto exploram juntos novas habilidades e talentos que possam estar latentes. Com isto, também se procura estimular e explorar memórias significativas, enquanto se entrelaçam as narrativas pessoais.

O Município  acredita que a colaboração do projeto Reciclanda com o Lar Doce Lar “contribuirá significativamente para o enriquecimento cultural e para o desenvolvimento de novas dinâmicas de Mediação Cultural junto da comunidade.”

“Reciclo Sénior” é um conjunto de atividades prazerosas e desafiadoras para estimular a cognição, linguagem, memória, psico-motricidade e interação social que parte da reutilização musical de objetos. Inclui “Cantigas de Amigos”, “Roda de Ritmo” instrumentos e “Laboratório” de jogos e objetos sonoros. O modelo foi testado com sucesso com grupos de Sines e Gaia.

Com materiais em fim de ciclo, a Reciclanda cria jogos e instrumentos que ajudam a melhorar as relações dentro do grupo, fazem memória de tradições musicais e contribuem para a qualidade de vida.

“O projeto está integrado no “ATLAS – Programa de Mediação Cultural do Município de Braga”, alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.

Braga, logotipo

Braga, logotipo


ATLAS – Programa de Mediação Cultural do Município de Braga

ATLAS – Programa de Mediação Cultural do Município de Braga

Quando a Meloteca colabora com um município, melhora a informação sobre o património musical do Concelho com textos e imagens.

Conheça o melhor da cultura musical de Braga no Musorbis,  projeto inovador de mapeamento musical do País que as condições ideais de ser desenvolver quando há parcerias com municípios.

Tabuinha percutida, Reciclanda 2024, Custódio Neves