OBJETOS REUTILIZÁVEIS
O conceito Reciclanda de brincar contribui para o desenvolvimento, educa para o ambiente, inspira criatividade, incentiva a socialização no recreio. Está em sintonia com os objetivos de reforma dos recreios que o Ministério da Educação de Portugal pretende implementar em cooperação com os municípios de modo a melhorar comportamentos, superar indisciplina e promover o sucesso escolar. É longa a lista de objetos com potencial que podem dar origem a instrumentos, jogos e brinquedos.
Há objetos de reutilização fácil na escola, família, centro de dia; em outros casos, são oportunidades raras que aparecem.

Arquinho percussivo de entrechoque Reciclanda 2024
Nas atividades Reciclanda há objetos que integram de forma especial os instrumentos apresentados, ora no formato de oficina, ora de exposição interativa, ora de laboratório de criação.
- arames – para chincalhos permitindo o deslizamento e entrechoque de caricas ou tampas;
- aros (de bicicleta e mota) – para brincadeira no recreio da escola;
- argolas de madeira ou plástico – para prender guizos, tampas, caricas, tubos e bocados de cana que entrechocam;
- babete de tecido – para colocar guizos e tampas manuseáveis por crianças com multideficiência;
- baldes e frascos de óleo do motor – para usar como tambor, inteiros ou cortando partes; para cortar partes para jogos, ou ornamentação de outros instrumentos;
- bidões – para bombos que, tocados pelas baquetas adequadas, se prestam a espetáculos de percussão no exterior;
- blocos de madeira – para instrumentos de percussão de raspar e bater, conforme as dimensões – podendo ser furados ou serrados, com formas geométricas variadas;
- bolas (de desodorizante roll-on e outras) – para fazer jogos, e incluir em chincalhos;
- botões – para chincalhos coloridos e jogos;
- cabos de vassoura gasta – para bastões, paulitos, clavas e chincalhos;
- caixas (de plástico; de vinho, de madeira) – para cordofones e idiofones percutidos;
- câmaras de ar de bicicleta – para pulseiras sonoras e baquetas;
- canas – para reco-recos, flautas de pan, cana-rachada, chincalhos, clavas. paulitos, bastões, árvores sonoras, espanta-espíritos;
- candeeiros em forma de sino – para idiofone metálico que imita o som do sino;
- canetas gastas – para batente e raspador de reco-reco;
- cascas de pistáchio – para colocar em recipientes e fazer maracas;
- cântaros – para percutir na sua boca com chinelo ou abano, à maneira do cântaro ou almude tradicionais;
- chaves – para espanta-espíritos, ou windchimes;
- cintos – para cintos de dança, com guizos, tampas ou caricas;
- colherinhas de gelado (de plástico ou madeira) – para jogos e pequenos chincalhos;
- contas – para pulseiras sonoras e espanta-espíritos;
- copinhos de queijo fresco ondulados – para reco-reco rotativo;
- cordas – para chincalhos e jogos;
- cordéis – para chincalhos e jogos;
- cordões (de sapato) – para chincalhos;
- correias de distribuição de automóveis – para reco-recos e arcos percussivos;
- desodorizantes (roll-on) – para maracas coloridas, acessíveis e eficazes, e jogos diversos;
- elásticos – para cartaxos ou cartaxinhos, e para prender balões em tambores de lata;
- espetos – para chincalhos;
- estores – para bastões sonoros, chincalhos e palmatas;
- fios (finos, tipo pesca, de metal e de plástico) – para prender tampas, caricas, botões e outros materiais em instrumentos de agitar;
- frascos de plástico (de leite achocolatado Pingo Doce, UCAL, e de fruta COMPAL essencial) – para chincalhos com muitas variantes e maracas com grânulos diversos, e objetos de regulação emocional e relaxamento;
- funis – para sinos de vento feitos de tubos metálicos e bocados de cana;
- gargalos de garrafão de vinho, lixívia e de detergente – para brinquedos de vai e vem, sinos de vento, e reco-recos (quando têm ondulações);
- garrafinhas (de Água das Pedras com limão ou outra, de plástico, com legendas fáceis de tirar) – para chincalhos e maracas de grânulos diversos; para idiofone entrebatido depois de feito um corte longitudinal;
- garrafões de lixívia – para reco-recos, feitos com x-acto a meio, e para usar a pega para chincalhos;
- latas de leite Nestlé NAN, com tampa, ou outras latas de leite em pó para lactentes – para tambores, com a própria tampa ou com balões nº 9; de sardinha e outras – para cartaxos ou cartaxinhos;
- luvas de tecido – para instrumentos de entrechoque destinados a crianças com multideficiência;
- mangueiras – para arcos percussivos com caricas, tampas, contas, rodelas de ramo e bocados de madeira;
- marcadores gastos – para apitos, raspadores de reco-reco ou batentes;
- missangas – para uso na criação de pulseiras sonoras e windchimes;
- paus e placas de madeira – para reco-recos, tréculas, tracanholas, chincalhos;
- pegas de garrafão de água, vinho ou azeite, para fazer belos chincalhos;
- pedras – para castanholas de pedra a tocar entre dedos, utilizadas em grupos folclóricos sem qualquer alteração, mas escolhidas com critério planas e formato sobre o comprido; ou litofone pendente de uma das mãos e percutido com pedra ajustada à outra mão.
- pegas de garrafão de água, para chincalhos com conchas, tampas de plástico e metálicas do tipo Compal;
- pinhas – para usar, sem alteração, como pinhocras, instrumento de raspagem usado em zonas de pinhal;
- pneus – jogos no recreio e criações ornamentais;
- ripas de madeira – para tréculas, tabuinhas, tracanholas, trancanholas, chicotes, chincalhos e reques;
- rolhas de champanhe – para baquetas e pequenos chincalhos;
- sacos de rede fina – para objetos de regulação emocional; sacos de batatas para corridas de saco no recreio;
- saquetas e peúgas de criança – para objetos de regulação emocional e de relaxamento;
- sementes (de couve, melão, anona e outras) – para inserir em recipientes e fazer maracas;
- solas de havaiana – para usar como batentes em tubos de PVC e cântaros de abano, e outros do mesmo tipo;
- tábuas – para fazer matracas e chincalhonas;
- tampas (de amaciador da roupa, de Tofina, de Compal ou do género) – para construir maracas, copos para jogos rítmicos, e outros, conforme as suas dimensões;
- tampinhas metálicas ou de plástico – para chincalhos com inúmeras variantes e outros objetos artísticos, jogos de memória e objetos sonoros;
- testos de panela – para instrumentos de percussão do tipo prato suspenso, ou prato de choque;
- tubos (corrugados, de plástico ou metal) – para reco-recos, arcos percussivos, flautas de um som, se tapados numa extremidade; de eletricista – para batentes e flautas de um som; de rolos de papel higiénico – para jogos; tubos de cartão grande – para fazer paus-de-chuva;
- varas – para fazer genebres, chincalhos, batentes, raspadores de reco-recos;
- placas de metal – para criação de idiofones do tipo gongo;
- verguinha – para triângulos.

Chincalho de pega de garrafão e tampas metálicas de enroscar, Reciclanda 2025
Ferramentas a utilizar
O pirógrafo facilita imenso a tarefa de criar objetos sonoros de plástico reutilizado fazendo orifícios facilmente.
Em casa, onde é possível, serrote, berbequim, tesoura, alicate, chave de fendas, brocas diversas, lixa, aparelho de cola quente são outras ferramentas que alargam as possibilidades de reciclagem na área da música.
A Reciclanda garante nas suas ações as ferramentas necessárias e adequadas, levando certos msteriais já preparados para evitar ruído, mau cheiro e pó.
Em cooperação com o Município de Santiago do Cacém, foram feitos 1600 chincalhos, um para cada criança das escolas do 1º Ciclo e Jardim de Infância do Concelho, no projeto de educação ambiental desenvolvido em 2025.
Sugestão amiga
Lenga, Reciclanda e Loja Meloteca são projetos irmãos com inúmeros recursos pedagógicos. Na Lenga encontra lengalengas, estórias, poemas, adivinhas, provérbios, trava-línguas, piadas, onomatopeias, jogos, canções, dinâmicas, instrumentos úteis a profissionais que trabalham com crianças da Creche, Jardim de Infância, 1º Ciclo e Crianças com NEE.
Depois de entrar na Lenga, no computador, no lado direito ao cimo, clique nos três pontinhos. Pode guardar a Lenga como se fosse uma aplicação no seu computador; criar um atalho; copiar a ligação e partilhar o sítio com amigos.

Lenga, música para o desenvolvimento global da criança