Necessidades Especiais, Respostas Musicais

Necessidades Especiais, Respostas Musicais

A 15 de novembro, das 14:00 às 18:00, em Sandim, Gaia, Ana Matos realiza na Meloteca uma oficina subordinada ao tema “Necessidades especiais, respostas musicais”. Tendo em conta a vasta experiência da musicoterapeuta, o agradável espaço de natureza e o potencial dos instrumentos disponíveis, perspectiva-se uma ação muito enriquecedora. Aberta ao público em geral, traz enormes vantagens para os profissionais que trabalham nas áreas da musicoterapia e educação especial, ou que têm filhos com NEE.

Inscrições

la.para.si2017@gmail.com
939101525
Vagas limitadas!

Ana Matos, musicoterapeuta

Ana Matos, musicoterapeuta

Natural de Gondomar e residente em Gaia, Ana Matos é licenciada em Psicologia e formadora desde 2005, pós-graduada em Musicoterapia desde 2008. A licenciatura em Psicologia reforçou a crença de que cada ser Humano tem um enorme potencial a ser descoberto e estimulado. A música mostra que pode ser o veículo promotor desse potencial e bem-estar , conseguindo dar qualidade de vida ao ser humano. Com conclusão da pós-graduação em 2008 começou a trabalhar a música na vertente terapêutica. Realiza sessões de Musicoterapia, sendo o foco das suas intervenções as necessidades especiais e a população idosa.

Com o projeto “De que som sou feito?” levou sessões de Musicoterapia a escolas a crianças com necessidades educativas especiais. Ainda em âmbito escolar, dinamizou durante 3 anos, sessões de Musicoterapia em escolas no 1º ciclo nos Centros de Apoio à Aprendizagem.

Em 2024 percorreu o país com o projecto “Sons de Bem-Estar”, promovido pelo IPDJ, e assegurado pela “Sol sem Fronteiras”, realizando sessões de educação para a saúde pela música, em escolas, a jovens adolescentes.

Desde 2010 realiza workshops de Música e Musicoterapia, dirigidos a todos aqueles que querem adquirir conhecimentos e ferramentas nesta área.

É membro co-fundador da MUTE – Associação de Musicoterapeutas.

Lá para Si, Necessidades Especiais, Respostas Musicais

Lá para Si, Necessidades Especiais, Respostas Musicais

Em 2017, Ana Matos criou o projecto Lá Para Si, onde dá a conhecer o percurso que tem desenvolvido ao trabalhar a música nas vertentes lúdica e terapêutica. O projeto tem diferentes parcerias por todo o país tendo como lema “estimular-capacitar-transformar”.

Lá para Si – Musicoterapia aposta numa vertente formativa dinamizando diferentes workshops na área da Música e Musicoterapia. Os workshops são caracterizados por uma forte componente prática, experiencial e interactiva. São abertos a toda a população, não sendo necessário ter conhecimentos musicais. Alguns temas são pensados e direcionados para profissionais de áreas como reabilitação, gerontologia, educação, música e saúde.

Dinamiza as seguintes temáticas:
– Introdução à Musicoterapia: conhecer, experienciar.
– Musicoterapia com Idosos: estimular pela música
– Necessidades especiais: respostas musicais.
– Musicoterapia para músicos: sentir a música.

Os participantes recebem todo o material teórico transmitido, bem como suporte áudio, sugestão bibliográfica e certificado de presença.

Necessidades Especiais, Respostas Musicais, oficina para professores, educadores e pais de crianças com NEE

Reciclanda

Reciclanda é sítio Meloteca com mais impacto social. Promove a sustentabilidade desde idade precoce até idade avançada pela realização de eventosoficinas, rodas de ritmo, formações, residências artísticas, exposições e publicações. Pretende contribuir para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e das metas de reciclagem de embalagens em Portugal. Tem vindo a trabalhar em especial com municípios do Minho, ao Algarve. Destacam-se as Residências Reciclanda, o Harmonia Parque, o Brinquedário. A Reciclanda está intimamente ligada a outros portais da Meloteca como a Lenga (sítio da música para o desenvolvimento) e o Musorbis (património musical dos concelhos). Já se apresentou por todas as escolas EB1/JI de concelhos, festivais literários, festas da criança, centros de inclusão social, lares de terceira idade. O projeto foi distinguido em 2025 pela Sociedade Ponto Verde, no Centro Cultural de Belém em Lisboa.