Música em Salvaterra de Magos
200 anos do órgão Machado e Cerveira
Artigo a escrever pelos 200 anos do órgão histórico da igreja matriz e 25 anos do restauro, requisitado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Serão feitas fotografias de pormenor do órgão de tubos e de património edificado de Salvaterra de Salvaterra de Magos para divulgação Flickr. Será melhorada no Musorbis a informação sobre a música no Concelho.
Por Salvaterra de Magos passaram figuras importantes da História e aqui foram tomadas muitas decisões políticas, pois a monarquia apreciava o clima e a caça da região.
Entre 1753 e 1792 foram executadas 64 produções musicais no Teatro da Ópera.
A existência de órgãos na Igreja Matriz e na Capela do antigo Paço real insere-se neste contexto em que a música tinha lugar de destaque.
A Igreja Paroquial de São Paulo Apóstolo de Salvaterra de Magos foi construída por volta de 1296. No coro alto possui um órgão de tubos histórico de tipo ibérico, da autoria do organeiro António Xavier Machado e Cerveira, opus 97, em 1825, restaurado pela Oficina e Escola de Organaria em 2000, opus 31. Trata-se de um positivo de armário [ I ; (6+6) ] com 4,13 metros de altura, 1,74 m de largura e 1,28 m de profundidade. O teclado manual único tem 53 notas, de Dó 1 a Mi5. Tem 12 meios-registos, sendo o Dó# a divisória. Dos 594 tubos, 19 são de madeira e os outros de metal. Tem ainda pedais de ferro, em forma de estribo, para ligar e desligar os cheios e as trombetas.
Em 2000, ainda havia pelo menos um harmónio, então na Creche Velha. Os harmónios foram o instrumento litúrgico mais utilizado mas entraram em desuso e foram substituídos por órgãos eletrónicos, havendo hoje um movimento de preservação, com exposições, recitais e restauros dos instrumentos existentes.