TUBOS MUSICAIS
Há vários tipos de tubos, lisos ou corrugados, de materiais diversos como plástico ou metal, que podem reutilizar-se em instrumentos musicais, brinquedos e jogos.
O tubo (de cana-vieira, cana de bambu, plástico, metal) pode ser usado como cabo de chincalho. Basta fazer um furo, enfiar um arame, adicionar de cada lado tampas de metal ou de plástico furadas, virar o arame com alicate para as tampas não saírem e está feito um chincalho muito funcional com o seu som característico.
Pode ser usado como apito, flauta de um som, ou flauta de pã. Basta cortar os bocados de tubo ou cana pela medida desejada, lixar ou limar e soprar.
Com dois tubos de comprimento funcional para bater um no outro temos um par de clavas cuja sonoridade varia com os materiais e dimensões.
De metal ou outros materiais, os tubos, pendentes de um cabide, por exemplo, tornam-se sinos de vento muito interessantes.
Quando é corrugado, basta cortar e arranjar um objeto raspador para se obter um reco-reco.
E pode ainda tornar-se um aerofone quando se faz girar com menor ou maior velocidade.
Dão ainda para fazer jogos muito diversificados em pares e em roda, com todas as idades.
O recurso a numerosos objetos reutilizados enriquece as soluções de criações alternativas.

Reco-reco de tubo corrugado

Reco-reco de tubo corrugado
Sugestão amiga
Lenga, Reciclanda e Loja Meloteca são projetos irmãos com inúmeros recursos pedagógicos. Na Lenga encontra lengalengas, estórias, poemas, adivinhas, provérbios, trava-línguas, piadas, onomatopeias, jogos, canções, dinâmicas, instrumentos úteis a profissionais que trabalham com crianças da Creche, Jardim de Infância, 1º Ciclo e Crianças com NEE.
Depois de entrar na Lenga, no computador, no lado direito ao cimo, clique nos três pontinhos. Pode guardar a Lenga como se fosse uma aplicação no seu computador; criar um atalho; copiar a ligação e partilhar o sítio com amigos.

Lenga, música para o desenvolvimento global da criança
Contacto
Faça você mesmo. Se necessário, ajudamos com exposições, formações e oficinas.
António José Ferreira
962 942 759