TAMPAS
O que fazer com elas?
Educação ambiental e reutilização instrumental
É fácil arranjar tampas, de plástico ou de metal, grandes ou pequenas, de diferentes cores, timbres e intensidades. Muita coisa se pode fazer com elas. Um dos instrumentos interessantes com som de soalha é o idiofone do tipo soalheira.
Soalheira
Soalheira é um nome genérico para instrumentos musicais do tipo idiofone de agitamento que contêm soalhas. Há numerosas armações constituídas por materiais reutilizáveis e que facilitam a construção de soalheiras.
Com formatos diversos, as soalheiras possuem uma armação (de madeira, de plástico, de metal) que suporta hastes. As hastes, por suas vez, perfuram uma série de soalhas que deslizam ao longo da haste, e essas soalhas produzem som quando entrechocam. O instrumento é tocado agitando numa direcção paralela às hastes que contêm as soalhas.
No Brasil, existe um tipo de soalheira usada em batucadas de samba, que são chamadas chapinhas. Em Cabo Verde, existe o racordai, do mesmo tipo.
Em Portugal, existem feitos com prancha de madeira, atravessada por pregos que servem de suporte para tampas metálicas de garrafas que funcionam como soalhas. São tradicionais da região do Alto Alentejo, e são usados, por exemplo, nos cantos das Janeiros e Reis.
Fonte: Wikipédia/Meloteca

Soalheira original Reciclanda, de moldura, 2024

Soalheira original Reciclanda, de tábua, 2024
Sistros de vários formatos, chincalhos, árvores chincalhonas, jogos de memória, vai e vem, são alguns dos objetos que se podem criar com a criatividade de cada um ou com apoio Reciclanda.
Sistro
Sistro é um instrumento musical de percussão de agitamento que já existia na Suméria 2500 a.C. Feito em bronze, mas também em madeira, no antigo Egito tinha o nome de sechechet e era tocado por sacerdotisas e mulheres nobres.

Sistro de ramo de castanheiro e caricas
Fontes: Wikipédia/Musis
O sistro feito de um bocado de um ramo bifurcado oferecido pela natureza é fácil de fazer e funciona musicalmente bem.
O número de caricas ou tampas deve ser escolhido em função da distância entre as duas varas e a intensidade sonora que se pretende.
O instrumento pode ser construído por pais e avós em família; por professores, educadores, para crianças; e por animadores sociais, para todas as idades, incluindo seniores.
Certos frascos de detergente são ótimos para criar sistros originais e chincalhos ergonómicos (adaptados à mão). Basta cortar duas partes laterais, fazer um orifício nas outras e colocar arame com caticas, que podem ser espalmadas com martelo ou não.
Instrumentos do mesmo tipo, idiofones de agitamento, são utilizados em vários países, com soalhas, tampas ou caricas.
Faça-os ou contacte-nos para oficinas de construção de instrumentos.
Contacto
António José Ferreira
962 942 759
Clique AQUI para consultar a Lenga – música para o desenvolvimento global da criança.