Reco-reco
Reco-reco é um idiofone de raspagem que se apresenta com formas muito variadas. Objetos reutilizáveis com saliências regulares podem ser adaptados a reco-recos. Objetos que tenham ondulações, rugas ou saliências regulares, maiores ou menores, são potenciais reco-recos. Molas de guarda-chuva (inspirado no reco-reco de samba brasileiro), tubos corrugados de vários diâmetros e cores, latas, frascos e outros recipientes com rugas dão para fazer reco-recos.
Há reco-recos de plástico, madeira, de bambu, de metal e mistos. Pode ser uma barra sólida ou tubo com ranhuras longitudinais na superfície.
Em alguns casos, o reco-reco apresenta-se praticamente feito (garrafa de anis, certos frascos, mola de guarda-chuva, certas peças de lego).
Em canas de bambu, cabos de vassoura, bocados de madeira é possível com navalha ou serrote fazer as ondulações adequadas a um reco-reco. Uma esquadria, lápis e régua ajudam a fazer os cortes de forma mais regular.
A vara de raspagem deve ser escolhida em função das características do objeto raspado.
O recurso a numerosos objetos reutilizados enriquece as soluções de criações alternativas. Uma vara de madeira mais fina (bastão) a raspar uma vara mais grossa com saliências é uma das formas mais generalizadas do instrumento.
O reco-reco é tocado de forma ritmada e pode ser utilizado para marcar o ritmo ou criar efeitos sonoros.
Contacto
Faça você mesmo. Se necessário, ajudamos com exposições, formações e oficinas.
António José Ferreira
962 942 759
Clique AQUI para consultar a Lenga – música para o desenvolvimento global da criança.