Eco-instrumentos Reciclanda, da Meloteca

Instrumentos originais

A Reciclanda baseia-se na convicção de que todos os que são capazes de reutilizar são capazes de fazer instrumentos. Objetos sonoros e brinquedos que desenvolvem a criatividade, enriquecem as instituições e geram oportunidades de música em grupo.

Os instrumentos Reciclanda são instrumentos simples, feitos na perspetiva do utilizador comum. É bom que sejam bonitos, mas pretendem ser, sobretudo, limpos, acessíveis e eficazes. Com um serrote, um berbequim, um pirógrafo, uma tesoura, um alicate, uma turquês, uma folha de lixa, podem-se fazer numerosos instrumentos sem habilidades excepcionais.

Olhe os objetos à volta: os resíduos são recursos.

O mundo começa a mudar quando muda o seu olhar.

Se tem a forma de cabo, pode tornar-se um par de clavas; ou um chincalho. Se é um pequeno recipiente, pode tornar-se uma maraca; ou pino de bowling. Se é de metal, pode tornar-se uns ferrinhos, ou um batente. Se dá para colocar caricas, pode tornar-se uma pandeireta adaptada. Se tem superfície rugosa, pode tornar-se um reco-reco. Se dá para prender um fio, pode tornar-se um cordofone.

Somos certamente condicionados pelo espaço e o tempo de que dispomos. Mas o que nos condiciona mais é o olhar.

Quando vemos com olhos criativos e apaixonados, há sempre algo que podemos fazer.

O instrumentário Reciclanda inclui 250 instrumentos originais, com variantes, e muitos deles não se encontram reportados em outros sítios.

Argoleta

Argola de material variável (metal, madeira, plástico) com tampinhas de plástico ou de metal presas por fios ou cordéis. A argola pode agitar-se colocada no pulso ou agarrada por uma das mãos.

Baterinho

Baterinho é um pequeno instrumento de percussão inspirados na bateria, com blocos de madeira, tampas de metal e borracha entre as almofadas e a base de madeira. Toca-se com duas baquetas, em cima de uma mesa.

Caricato

De caricatura e de carica, é um pequeno chincalho de timbre característico e agradável das caricas de cerveja ou outras tampas metálicas. Os suportes são muito variáveis, dependendo dos recursos disponíveis: gargalo de garrafão de lixívia, tampa de amaciador da roupa, pau de cabo de vassoura ou cano de bambu.

Cartaxito

Pequeno idiofone inspirado no cartaxo, cartaxinho ou grilinho tradicional da Madeira, é feito de latinha de atum, colher de gelado e de um fio de borracha ou um elástico.

Chavefone

Objeto sonoro de timbre metálico feito de velhas chaves que entrechocam com o movimento da mão ou do vento, à maneira do espanta-espíritos (windchimes).

Chincalhete

Idiofone com cana ou pau cilíndrico, parafusos e dois ou até mais pares de tampinhas furadas a entrechocar. Pode ter cabo com parafuso vazando as tampas. Pode assumir numerosas variantes tendo como suporte um gargalo de garrafa plástica, uma tampa de amaciador da roupa ou um galho ramificado, em forma de Y, furado nas pontas.

Cinto de dança

Cinto reutilizado, corda ou cordel com caricas, guizos, tampas de metal ou plástico que entrechocam com o movimento.

Claveta

Par de paus pintados ou ao natural, em formas de cilindro, paralelipípedo ou outro: uma mão em forma de concha, para funcionar como caixa de ressonância, sustenta um dos paus, e o outro bate.

Concolher

Instrumento feito de uma pequena colher de madeira furada por berbequim, com parafuso de cerca de 2 cm a vasar uma tampa de plástico ou metal e a própria colher. Sacudindo no ar e batendo na palma da mão oposta, a mão cria padrões rítmicos de intensidade suave.

Crotaletes

Idiofone de entrechoque inspirado nos crótalos – do termo grego crótalon – são um idiofone de metal. As duas peças côncavas são unidas por uma corda ou corrente, permitindo que sejam sacudidos ou batidos uma contra a outra para criar um som.

Deslizão

Idiofone de som híbrido estruturado em torno de um espeto de metal ou madeira. Numa das extremidades, fechadas, há uma esfera ou ovo perfurado que facilita o ato de agarrar. As caricas e tampas diversas chocam quando o espeto é sacudido de forma rítmica, e ouve-se também o xeque-xeque de um um mais objetos a deslizar.

Estica estica

Idiofone de sacudimento constituído por uma corda de grossura variável com materiais presos que entrechocam quando a corda é esticada de ambos os lados de dentro para fora. O esticar rítmico da corda cria padrões rítmicos de timbre variável conforme os objetos presos sejam caricas, tampas metálicas ou plásticas com diferentes configurações.

Fantástico

Instrumento de percussão do tipo chincalho com formatos diversos e caricas FANTA.

Híbridos

Instrumentos com características que lhes permitem ser tocados de modos diferentes que os situam em categorias diferentes, produzindo diferentes timbres. Uma cana aberta numa das extremidades pode ser um aerofone e um idiofone.

Latica

Pequenas lata metálica de formatos diversos produz sons interessantes e mesmo de altura variável.

Maraqueta

Com diversos pequenos recipientes reciclados se fazem mistos de chocalho e maraca, com cores e formatos diversos que permitem às crianças tocar e brincar. Dentro de garrafinhas transparentes, se não foram muito moles, podem colocar-se tampas de plástico cortadas em três.

Megamaraca

Maraca feita de seis tampas de certos amaciadores da roupa que encaixam uns nos outros, a boca no fundo da outra tampa, com arroz ou sementes dentro.

Martelete

Idiofone feito com cana perfurada e pauzinho de espetada de 5 cm de comprimento com conta nas pontas; pode ser feito também com frascos de iogurte bebível.

Palmatas

Idiofone com nome, timbre e formato inspirado nas palmas formado por dois bocados de madeira que entrechocam pela ação das mãos do utilizador.

Pratilhos de choque

Pequenos pratos feitos de tampas metálicas ou plásticas com rolha de champanhe a fazer de pega.

Queres-queres

Inspirado no kes-kes ou kosika, o queresqueres é um diofone de agitamento e concussão reutilizado constituído por duas esferas ou ovos com sementes dentro, ligados por um fio.

Ripofone

Xilofone de ripa, com tiras de madeira estreitas e formato sobre o comprido.

Sineta

Candeeiro que já não serve ou outros objeto de metal transformado em instrumento de percussão que imita o som do sino.

Sistro

Idiofone de agitamento feito a partir de um ramo bifurcado, com arame e caricas a entrechocar entre as duas varas.

Tábulas de choque

Idiofone de entrechoque formado por duas pequenas tábuas ligadas por fio ou dobradiça, de metal ou de couro.

Tiquetocas

Idiofone de percussão indireta formado por tubo de plástico perfurado (ou uma cana), atravessado por arame, e tampinhas de um lado e do outro do cabo.

Tornozeleiras sonoras

As tornozeleiras são idiofones de agitamento feitas para as penas, usadas aos pares, por cima dos tornozelos. Podem ser feitas de contas atravessadas por um fio, câmara de ar de motorizada, ou outros materiais. Os pequenos objetos presos ouvem-se quando o utilizador se move ritmicamente.

Tubo de guita

Inspirado no tamborete de guitas, é um idiofone com tampas, fio, missanga e cabo cilíndrico que produz o som quando o executante faz o cabo rolar entre as mãos.

Unicórdio

Instrumento de uma corda. Pode ser feito com cana arqueada ainda verde pela tensão de um fio resistente. Toca-se batendo uma varinha com a extremidade inferior apoiada num balde de plástico com o fundo para cima. Pode ser feito de outros materiais, como uma embalagem de lasanha do Mercadona e um elástico, percutido com pauzinho de sushi.

Argoleta, baterinho, caricato, cartaxito, clavefone, chincalete, claveta, concolher, crotaletes, espeto sonoro, estica estica, latica, maraqueta, megamaraca, martelete, palmatas, pratilhos, queres-queres, ripofone, tábulas, tiquetocas e unicórdio são nomes originais Reciclanda aplicados a instrumentos originais feitos de objetos reutilizados.

Reque de rodar

Reque de rodar

Clique AQUI para consultar a Lenga – música para o desenvolvimento global da criança.

Lenga, logotipo

Lenga, Música para o desenvolvimento