Frasco de calma, Reciclanda 2025

Emocionário

Calma e regulação emocional

Educação Ambiental e Reutilização Sonora

Uma das ferramentas que desenvolvem as crianças e ajudam à realização dos adultos é o conhecimento de si próprio e das suas emoções. Sentir tristeza, raiva, saudade, frustração ao longo da vida é inevitável. Se uma criança não o sente ou não o exprime, significa que o seu desenvolvimento está com problemas. Mas é possível reagir de forma socialmente aceitável e benéfica para o próprio. Os obstáculos e negações são essenciais para alcançarmos a felicidade se não desistirmos do essencial.

Canções da calma

YDD40, 9

Quando eu estou aqui contigo,
sinto apoio, meu amigo,
sinto apoio, meu amigo.

Triste, tão triste eu estava,
deste-me o que precisava,
deste-me o que precisava.

Quando estamos de mãos dadas,
nossas zangas são sanadas,
nossas zangas são sanadas.

De mãos dadas em roda

Passa ao outro esta mensagem
que a paz é uma vantagem,
que a paz é uma vantagem.

Com passagem de maraca, em roda.

Berlinde rolante

Para criar um ambiente de calma com uma turma inteira, a Reciclanda propõe o rolar suave de um berlinde numa tampa de balde de azeitonas (de plástico). Todos obrigam o berlinde a rolar de forma continuada no sentido dos ponteiros do relógio (ou em sentido contrário). Mexem a tampa só o indispensável para manter o berlinde a rolar uniformemente no mesmo sentido. Enquanto desenvolvem competências psicomotoras, as crianças do Jardim de Infância ou 1º Ciclo (em Atividades de Enriquecimento Curricular) tornam-se capazes de fazer silêncio e pensam (ou dizem) algo que sentem.

Berlinde rolante, Reciclanda

Berlinde rolante, Reciclanda

Almofadas percutidas

Para desenvolver a lateralidade, concentração e sentido da pulsação, a Reciclanda cria almofadas circulares de couro que são colocadas em cima da mesa e percutidas com varetas de madeira. O couro suaviza a intensidade e permite a produção de sons diferentes com uma baqueta em cada mão, batendo uma na mesa e outra na almofada; ou uma na outra e as duas na almofada, que assim ajuda a manter o foco na atividade e ajuda à regulação emocional.

Frascos da calma

Com diversos nomes, formatos e composições, o frasco da calma é inspirado na pedagogia Montessori. Ajuda a criança em certos momentos (de choro, raiva, ansiedade ou agitação). Contribui para a regulação emocional (resposta a determinada circunstância provocada pelo meio ambiente ou pelo próprio.) A criança foca-se na sua “âncora visual”, desliga-se do que lhe o sentimento negativo e volta à paz interior.

Frasco de calma, Reciclanda 2025

Frasco de calma, Reciclanda 2025

O controlo emocional é uma competência a desenvolver e aplicar ao longo da vida. As crianças ainda não tem ferramentas para ter esse domínio. A escola e a família devem ajudá-la a perceber as suas emoções e a reagir de forma adequada. A criança tem direito de sentir raiva, tristeza ou medo; é importante tomar consciência e aprender a agir de forma construtiva.

Se um amigo estraga um brinquedo e a criança agride o colega, a sua reação degrada a relação com o outro e não resolve o problema.

“Frascos da calma” tranquilizam as crianças em momentos de raiva, ou antes deles, ajudando-as a regular as respostas emocionais, num processo de  autoconhecimento e autocontrole.

Vários tipos de frasco maleável e transparente dão para fazer “frascos da calma”, ou de relaxamento. Por causa da sua densidade, o óleo para bebé torna o movimento dos objetos mais lento. Mas pode usar-se água, mantendo um pequeno espaço com ar, adicionando purpurina, bocados minúsculos de saco de café ou bolinhas que crescem na água.

Quando a criança está com raiva e a sua pulsação acelerada, mexe no frasco colocando o fundo para cima ou de lado, e os objetos coloridos movem-se.

Em contacto ocular com a garrafinha, o brilho, a cor e o movimento captam a atenção da criança e diluem o pensamento negativo (tristeza, raiva, medo, nojo, nervosismo, preocupação). A pulsação volta ao normal e a criança vai aprendendo a lidar com a sua emoção.

Na sala de aula, cada aluno pode ter o seu frasco e usá-lo quando precisa de se acalmar. Em casa, a garrafinha pode ser usada para brincar em momentos de tédio, assim como para evitar ou gerir birras.

O frasco deve ser de plástico e melhor ainda se for um pouco maleável, sem fazer barulho. As decorações só cumprem o objectivo se não forem muito grandes nem pesadas.

Para que as crianças mantenham a calma e façam uma boa regulação emocional é fundamental o exemplo de adultos tranquilos que fazem uma regulação adaptativa perante as adversidades.

Contacte-nos 

para sessões

António José Ferreira

Tel. 962 942 759

Clique AQUI para consultar a Lenga – música para o desenvolvimento global da criança.

Lenga, logotipo

Lenga, Música para o desenvolvimento