Educação para os Media

Educação para os Media

Para a infância, a Reciclanda propõe dinâmicas e jogos cantados em articulação com as estratégias, aprendizagens e ações de Educação para a Cidadania, Educação Ambiental e a animação dos recreios enquanto espaços criativos de diversão, socialização e desenvolvimento. Os poemas são ponto de partida para debate e troca de ideias de modo a esclarecer as crianças sobre as possibilidades que hoje existem de transfigurar a mentira fazendo parecer que é verdade. 

A fonte fidedigna

Poema cantável

Vi um vídeo de um porco
a andar de bicicleta.
‘Stá bem feito, é realista;
mas eu sei que isso é treta.

Uma vaca a andar de mota
não é nada natural.
Talvez mostre inteligência
mas é artificial.

Como vou eu distinguir
a verdade da montagem?
Sigo fontes fidedignas,
fico logo em vantagem.

Será falsa a notícia?
Ou será que é verdadeira?
Se eu não tiver bom senso,
a leitura dá asneira.

Descrição da dinâmica

Fonte fidedigna é uma dinâmica adaptada do telefone estragado ou telefone sem fio, brincadeira tradicional feita com crianças e adultos. Numa fila, com os elementos a alguma distância, uma pessoa dá uma notícia curta ao ouvido de outra, uma só vez, de modo que os demais participantes não consigam ouvir.

Quem ouviu a informação tenta repeti-la ao participante seguinte, e assim por diante até chegar ao último, que dá a informação em voz alta. É provável que a frase seja mal entendida e passada aos demais ouvintes de forma cada vez mais deturpada, chegando totalmente diferente ao ouvinte final.

Para o jogo da fonte mais fidedigna, competem dois grupos para ver qual o grupo que comunica mais fielmente a notícia.

A brincadeira desenvolve a capacidade de audição, concentração, oralidade e memória.

Quem conta um conto,
aumenta um ponto.

O mesmo acontecimento presenciado por vários é contado por cada um à sua maneira, acrescentando pormenores da sua autoria. Na verdade, cada um também pode omitir ou deturpar pormenores ao conto.

Educação para os Media

Educação para os Media

Enquadramento

Incentivar as crianças e os jovens a interpretar a informação e a utilizar os meios de comunicação social, promovendo a literacia mediática, nomeadamente no acesso e na utilização das tecnologias de informação e comunicação, visando a adoção de atitudes e comportamentos adequados a uma utilização crítica e segura das tecnologias digitais, da informação e dos conteúdos gerados por inteligência artificial. Pretende, igualmente, contribuir para a adesão a valores fundamentais, como liberdade de expressão, compromisso com a ética, salvaguarda dos direitos de autor, segurança na Internet, proteção de dados, entre outros, que promovam uma cidadania informada e responsável. (ENEC, p. 6)

Aprendizagens essenciais
  • Manifestar interesse e curiosidade pelos acontecimentos relevantes na escola, na comunidade e no mundo.
  • Distinguir informação verdadeira de informação falsa ou distorcida.
  • Entender a importância da liberdade de expressão e o significado do direito à informação.
  • Compreender a importância de proteger os dados pessoais.
  • Ser responsável na criação e partilha de mensagens, imagens, vídeos e outros conteúdos.
Ações
  • Dramatizações que permitam explorar atitudes e comportamentos.
  • Situações de jogos interativos.

Celebração especial:

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio); Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (17 de maio); Dia Mundial das Redes Sociais (30 de junho); Dia Mundial do Jornalismo (28 de setembro)