Educação para o Desenvolvimento
Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2025-2030
Na Resolução do Conselho de Ministros n.º 167/2025, que aprova a ENED 2025-2030, as escolas, de todos os níveis e ciclos de educação, ensino e formação, estão entre os atores de Educação para o Desenvolvimento. As suas funções principais são: planeamento e implementação de ações, investigação, avaliação, produção de conteúdos e desenvolvimento curricular.
Objetivo estratégico 1.1
Reforçar a formação de educadoras e educadores
Pretende-se apostar no efeito multiplicador de agentes educativos através da promoção da sua formação em matéria de ED. Entre os públicos-alvo com particular relevo, destacam-se: alunos e alunas da formação inicial de docentes, docentes de todos os níveis e ciclos de educação, ensino e formação, da educação pré-escolar ao ensino superior, educadores e educadoras em âmbitos formais e não formais, e formadores e formadoras de qualquer setor de atividade.
Objetivo estratégico 2.1
Reforçar a integração da ED no sistema educativo
O reforço da integração da ED nos vários níveis e ciclos de educação, ensino e formação, desde a educação pré-escolar ao ensino superior, deve ter em conta dois níveis de atuação: a sua integração ao nível curricular e a adoção de uma abordagem escolar integrada que envolva a comunidade educativa de forma ampla e estrutural. Este reforço deve ser articulado com a «Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania» (2017) e apoiado pelo «Referencial de Educação para o Desenvolvimento — Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário» (2016), bem como por qualquer outro documento de referência nesta matéria que esteja alinhado com objetivos de outras estratégias e planos nacionais.
Objetivo estratégico 2.2
Fortalecer a ED em contextos de educação não formal
Pretende-se reforçar a presença da ED nas diferentes iniciativas e espaços de educação não formal. Esforços nesse sentido devem contemplar, por exemplo, associações e coletividades (juvenis, desportivas, promotoras dos direitos humanos, promotoras da igualdade entre mulheres e homens, de
desenvolvimento local, entre outros), bem como serviços educativos das entidades da administração local e de estruturas da cultura, e o envolvimento das comunidades (famílias, crianças, jovens). Este objetivo deverá abranger o reforço de ações nas diferentes formas de intervenção em ED — sensibilização, consciencialização e mobilização; ação pedagógica; concertação para a melhoria das políticas.

Reciclanda em Santiago do Cacém com crianças do Jardim de Infância, 2025

Reciclanda em Santiago do Cacém com crianças do 1º Ciclo, 2025

Criança com multideficiência, Avintes, 2021

Jovem com deficiência, Gaia, 2025
