Passa o cabide, Reciclanda no Colégio dos Salesianos do Porto, 2025

DINÂMICAS DE GRUPO

Apoio à Reciclanda

por António José Ferreira

Ferramenta de apoio a oficinas Reciclanda, com adaptações a públicos diversas, umas para crianças, outras para adultos; umas para jovens de centros de inclusão social, outras para seniores, acompanhadas de “Cantigas de Amigos”.

As dinâmicas de grupo e jogos adaptados Reciclanda criam espírito de equipa, diversão e autoestima em grupos de diversas faixas etárias e capacidades.

Roda cooperativa

A turma forma uma roda de mãos dadas. Um voluntário está ao centro, a dançar, ao som de uma música, não podendo correr. Quando ele se aproxima, a roda ajusta-se de modo a evitar algum membro seja tocado.

Despeja as bolas

Dois jogadores têm cada um a sua caixa de um palmo de lado, atrás das costas, presa a um cinto, com colas de pingue-pongue. À ordem do gestor do jogo, cada um dança mexendo a anca para despejar o maior número possível de bola.

Materiais: 2 cintos, 2 caixas de cartão, bolasPercussão com bastão

Cada participante tem dois bastões (cana de bambu) com cerca de 1,5 m. O líder inicia a fila tocando um padrão, e os outros, cada um na sua vez, entram imitando o líder que mudará de padrão e poderá circular pela sala quando o agrupamento estiver completo.

Alternativa começarem de trás para a frente, e o primeiro a chegar faz uma batida; quando entra o seguinte, faz o mesmo e o que entrou faz a sua batida, acrescentando-se ritmo à medida que cada participante entra.

Materiais: dois bastões por participante

Transporte coletivo

O jogo do transporte coletivo Reciclanda consiste numa tampa de balde de azeitona com 6 ou 8 fitos presos. Cada participante agarra o seu fio. De forma coordenada, cada grupo transporta a tampa com uma bola de desodorizante roll-on de um ponto de partida para a meta. Havendo várias tampas com os respetivos fios faz-se uma competição entre várias equipas. Ganha a que chegar primeiro, sem deixar a bola cair.

Alternativa

No meio de uma tampa de balde de azeitonas há um marcador. A tampa tem oito cordéis que são manobrados pelos oito jogadores à volta de uma mesa para manobrar o marcador e desenhar uma figura geométrica combinada previamente. Ganha a equipa que demorar menos tempo a fazê-lo.

Materiais: tampa de balde de azeitona, 8 fios

Jogo de palmas grego

Jogo em roda

Será que vai pela esquerda,
será que vai pela direita?
A nossa vida é imprevisível,
estar atento é a receita.

Os participantes estão em roda. Ao som de um instrumental em andamento moderado ou lento (ou de um tambor a marcar a pulsação), um jogador bate palmas para o lado direito e o do lado direito bate palmas. Quando o jogador bate palmas com orientação para a esquerda, é o da esquerda que bate em seguida. Se bate as palmas em cima, passa um jogador à frente (no sentido em que as palmas já vinham). Quem se engana, sai da roda (ou perde uma de sete vidas).

Em seguida, faz-se com clavas reutilizadas, ou palmatas (ripas do tipo idiofone de madeira Reciclanda). Pode adicionar-se a apresentação: cada um bate palmas dizendo o seu nome.

Materiais: clavas

Copo no pau

Cada participante tem um pauzinho e um copo. Durante parte da música bate com o pau no copo; na outra parte da música circula pela sala com o copo enfiado no pau, a rodar. Voltam à posição anterior quando a música o pedir.

Passa o copo com pau

Em roda, cada participante tem o seu pauzinho. Um copo passa do seu pau para o do colega da direita.

Em duas rodas, ganha a equipa que mais rapidamente completar o ciclo, após o sinal de partida.

Ao passar o copo cantam:

Passa, passa esta mensagem:
reutilizar é uma vantagem!

Tu não fiques aí parado,
passa lá o copo com cuidado.

Materiais: copo, paus

Desatem os nós

Para começar, 5 participantes estão lado a lado, numa linha reta, com a mão direita a apertar a mão esquerda do colega da esquerda, e vice-versa. Dada a ordem de início pelo gestor da atividade, sem largar a mão, o último aluno de uma extremidade passa por baixo dos braços dos colegas. Continuam sem largar as mãos até a corda ficar com todos os nós desatados. Com 10 alunos, a atividade exige mais coordenação.

Passa com mola

Cada participante está sentado numa roda, tendo uma mola da roupa, com que passam ao colega da direita um prato de papel ou uma tampa de plástico. Se o prato cai ao chão, quem o deixa cair tem de o apanhar com a mola.

Materiais: uma mola para cada participante, um prato de plástico

Passa o copo

Jogo à mesa

À volta de uma mesa, ou no chão, cada um tem o seu copo reutilizado (ou taça de musse de gelado).  O grupo canta:

Passa o copo, passa já.
Vai daqui para acolá.

Usam ritmos diversos como “agarra, passa, palma, palma, palma”.

Materiais: copos

Lançamento com o pé

Cada sénior (ou jogador de outra idade) está sentado, tendo uma almofadinha no pé. À ordem do gestor do jogo lança-a em direção a uma linha. Ganha o que colocar a sua almofadinha mais perto, ficando os outros nos lugares seguintes, conforme a proximidade à linha. Pode lançar-se para dentro de cestos; e fazer-se o jogo com a mão.

Materiais: almofadinhas, cadeiras

Bolhinhas

Jogo em sala

Cada participante tem um tubo e um copo meio de água. Fazem bolhinhas à vontade de cada um criando uma paisagem sonora e fazendo bem à voz.

Materiais: tubos e copos

Agrupamentos

Jogo em roda

Ao som de música gravada, os participantes estão em roda, voltados para fora. Andam de lado no sentido dos ponteiros do relógio. O mandador diz “duo” e todos procuram alguém para formar o duo. Depois forma a roda novamente. Quem ficar sem par, fica de fora da roda. Se o mandador diz “trio”, “quarteto”, e assim sucessivamente, os jogadores agem em conformidade. O contexto pode pedir que o mandador diga antes “1”, “2”, “3”. Podem fazer a dinâmica sem estar em roda.

Materiais: leitor de música

Bastões espertos

Jogo em roda

Cada jogador tem um bastão de cana. O gestor do jogo toca inicialmente 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 (titi titi titi tá), por exemplo, e todos batem na nota final.

Materiais: bastões

Berlinde em arena

Jogo em roda

Cada jogador tem uma tampa circular de balde de azeitonas ou tremoços e um berlinde. Quando o gestor do jogo der a ordem de partida, os jogadores forçam o berlinde a rolar no sentido dos ponteiros do relógio, ou em sentido contrário, sem andar para trás ou para o meio, e sem deixar o berlinde para o chão.

Materiais: berlindes, tampas

Centros de Inclusão Social, Reciclanda. Gaia 2026, Gaia, 2025

Centros Inclusivos, jogos Reciclanda, Grijó, 2025

Bola manda agachar

Os jogadores estão numa roda. Um deles tem uma bola (que não seja muito pesada). Passa-a a alguém e os jogadores que estão ao lado do receptor agacham-se. O que recebeu passa a outro elemento da roda, e o procedimento é o mesmo. Quem devia agachar-se e não se agachou sai do jogo (ou perde uma vida).

Materiais: bola

Troca de tampas

Em cima de uma mesa, há uma tampa de balde de azeitonas verde com seis tampinhas COMPAL verdes; e uma tampa de balde de azeitonas vermelha, com seis tampinhas COMPAL vermelhas. O jogador procura trocar as tampas metálicas de uma tampa de plástico para a outra, usando as mãos em simultâneo.

Materiais: tampas e tampinhas

Pingue-pongue de sopro

À volta de uma mesa quadrada ou retangular estão os jogadores que caibam lado a lado, formando quatro equipas. No meio há uma bola de pingue-pongue. Cada equipa começa com 10 pontos. Soprando, os jogadores evitam que a bola saia pelo seu lado e vá para outro lado. Sempre que um lado deixe a bola cair ao chão perde um ponto. Ganha a equipa que mantiver mais pontos. Em vez de sopro, pode fazer-se o jogo com toques de um unha.

Materiais: mesa, bola de pingue-pongue

O silêncio do chocalho

Jogo em roda

Em roda, sentados ou em pé, os participantes passam um chocalho de vaca sem produzir som. O jogo melhora a capacidade de concentração e atenção, trabalho em equipa e sociabilidade.

Materiais: chocalho

Enrola e puxa

Dois seniores (ou jogadores de qualquer idade) estão sentados lado a lado. Cada um tem um rolo com fita ou cordel com o qual puxa um cesto com um objeto de peso igual ao adversário. Ganha quem fizer chegar primeiro o cesto  até si.

Materiais: dois cestos, dois rolos cada um com seu fio, duas cadeiras

Bola maestrina

Jogo em roda

Todos estão em círculo com um tambor reutilizado ou clavas, exceto dois. Estes passam a bola um ao outro em passe picado, e os participantes imitam a percussão da bola a bater no chão. Podem lançar diretamente um para o outro, ou passar rolando.

Materiais: tambores/clavas, bola de basquetebol

Bola maestrina, Reciclanda, Colégio dos Salesianos, 2025

Bola maestrina, Reciclanda, Colégio dos Salesianos, 2025

Balão cooperativo

Jogo em roda

Em roda, os jogadores dão toques num balão ao som de música calma, sem agarrar e sem o deixar cair mantendo os pés fixos ao chão.

Materiais: balão para cada grupo

Bola mandona

Com os jogadores em roda, o gestor do jogo bate a bola de basquetebol com certa regularidade no chão e os jogadores batem palma quando a bola bate no chão. Quando faz que vai bater mas não bate, se alguém bater palmas, sai da roda (ou perde uma vida).

Materiais: bola

Bola no pé

Duas equipas, cada uma de mãos dadas, procuram levar a bola de uma linha até à linha de fundo contrária, ganhando ponto a que chegar primeiro sem largar as mãos.

Materiais: 1 bola por equipa

Cabide por um fio

Jogo em roda

Cada jogador tem um fio. O primeiro tem um cabide de roupa e passa ao outro, que só tira o seu fio quando o colega tiver colocado o seu. Pode-se fazer uma competição entre duas equipas cada uma na sua roda para ver qual a primeira a concluir com o último elemento. Pode-se fazer do género estafeta em que a vencedora é a que fizer primeiro um percurso com o cabide preso ao fio e entregar ao colega de equipa, e assim sucessivamente.

Materiais: cabide, fios

Cana nas costas da não

Pares movem-se transportando uma cana de bambu nas costas da mão, junto ao pulso, de um ponto de partida até à meta. O par que deixa a cana cair ao chão perde.

Alternativa

De braço dado, ao pé coxinho, os elementos do par transportam a cana num dos pés.

Materiais: canas (1 por par)

Estátua com bola

O gestor do jogo bate a bola no chão. Quando a agarra, os jogadores ficam em posição de estátua. Os que não o fizerem são eliminados (ou perdem uma de sete vidas).

Materiais: bola

Filas

Jogo com 2 ou mais jogadores. Com uma tampa de balde de azeitona amarela, outra verde e outra vermelha e uma linha a separar a fila do meio, os jogadores saltam para a fila certa quando o gestor do jogo disser:

“Amarelo”! Ou “Verde”! Ou “Vermelho!”

Materiais: tampas de balde de azeitona (amarela, verde, vermelha)

Estátua com bola no ar

Jogo de exterior em equipas

O gestor de jogo tem uma bola de andebol, por exemplo, e lança-a ao ar, na linha de fundo de um campo. No lado oposto, duas equipas terão de avançar o mais rápido possível, nos poucos segundos em que a bola está no ar. Quando o gestor de jogo a apanha, os jogadores ficam estátuas. Os que não o fizerem perdem. Ganha a equipa que mantiver mais jogadores em jogo quanto todos tiverem perdido ou chegado à linha de fundo onde o gestor de jogo se encontra.

Materiais: bola

Maraca invisual

Em roda os jogadores põe-se no papel de pessoas cegas e, com os olhos fechados, passam uma maraca ovo grande sem a deixar cair. O gestor do jogo pode optar por se passar por trás das costas. Se houver número suficiente para dois grupos, podem fazer-se duas rodas. Vencedor neste caso é o grupo que passou a maraca entre todos os membros a sem deixar cair.

Materiais: maraca grande

Passa o tubo

Numa linha, lado a lado, em pé ou sentados no chão, com um cordel que vai do primeiro ao último participante, os jogadores passam um tubo de cartão de papel higiénico, ou outro.

Com duas equipas em competição uma com a outra, ou um a medir o máximo de rapidez que conseguem passar o tubo do primeiro ao último participante.

Materiais: cordel, tubo

Imitação e localização espacial

O gestor do jogo usa um boneco de peluche para induzir as crianças a fazerem determinados gestos. Quando o peluche anda à roda da cadeira à frente todos fazem o mesmo à volta da cadeira. Quando o peluche se senta, ou se levanta, ou põe um na cadeira, ou se esconde atrás da cadeira, ou espreita, as crianças fazem o mesmo, para o mesmo lado (em espelho).

Materiais: peluche, cadeiras

Puxa o jornal

Três ou mais jogadores, seniores, estão sentados, e alinhados. Cada um tem à sua frente um folhas de jornal coladas, em comprimento igual para todos os concorrentes. Ao sinal de início da jogada, os jogadores puxam o jornal com os pés. Ganha o que o fizer primeiro. Podem fazê-lo ao som de música alegre.

Materiais: Cadeiras, jornais colados

Rola a bola

Jogo em roda

Em roda, cada participante tem uma bola de desodorizante roll-on. Durante uma frase musical, cada um rola a bola na sua mão; no final, levanta-a e coloca na mão esquerda do colega que está à sua direita. Por exemplo, rola no 1, 2, 3, 4, 5, 6 tempos, no 7 levanta e no 8 coloca na mão do colega.

Materiais: bolas

Chincalhos

Os jogadores dispõem-se em duas filas, cada um com o seu chincalho. O gestor tem dois chincalhos. Quando o gestor toca o chincalho da mão direita, os da frente da sua mão direita tocam o mesmo ritmo; quando cruza os chincalhos, as filas trocam de lugar; quando toca com o chincalho da esquerda, tocam os jogadores da sua esquerda.

Materiais: chincalhos

Balão eletroestático

Jogo à mesa

Uma lata de coca-cola está ao centro da mesa. De cada lado há um jogador com um balão cheio. Quando é dado o sinal de começo, cada jogador esfrega o balão no cabelo o mais rapidamente possível, depois aproxima-o da lata e puxa-o para o seu lado. Se precisar de esfregar novamente o balão, pode fazê-lo. Ganha o jogador que puxar a lata para o seu lado até cair ao chão.

Materiais: 1 balão para cada jogador, 1 latinha de coca-cola para cada par

Batuques de balde

Cada participante está sentado no chão ou numa almofadinha com um balde reutilizado (balde de azeitona ou outro) e duas baquetas do tipo pau de sushi.  Ao ritmo do mestre, tocam batendo pau com pau, no balde e num círculo de couro, de tecido ou de borracha, de uns 10 cm de diâmetro.

Materiais: baldes, pauzinhos

Passa a bola

Duas, três ou quatro equipas estão numa fila, voltados na mesma direção. O da frente da fila tem uma bola. À ordem de começo do jogo, passa a bola ao colega de trás por cima da cabeça e baixa-se para receber a bola por baixo das pernas. Quando a bola chega ao último jogador este passa-a por baixo das pernas do colega da frente. Ganha a equipa mais rápida.

Materiais: 1 bola por equipa

Protege o chefe

Um grupo de 4 ou 5 jogadores está numa roda, de mãos dadas, tendo um deles um lenço como se fosse uma cauda. Um está fora da roda a tentar agarrar a cauda. O grupo roda e ajusta-se por forma a evitar que o seu chefe seja caçado.

Materiais: lenço

Para oficinas e formações contacte:

António José Ferreira
962 942 759