Paus

Educação para o Desenvolvimento Sustentável

A Reciclanda promove conteúdos que contribuem para a sustentabilidade do planeta, reforma dos recreios, educação para a cidadania e sucesso escolar. Interliga literaturas de tradição oral e temas da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania; convoca professores, titulares, de AEC e da CAF, associação de pais e comunidade em torno de um projeto de reutilização que põe a escola e a família a tocar, cantar e jogar.

Indicação especial:

Dia Internacional da Terra (22 de abril), Dia Nacional da Sustentabilidade (25 de setembro), Dia Mundial da Limpeza (20 de setembro), Dia Mundial da Árvore (21 de março).

É urgente reciclar

1. É urgente reciclar,
seja vidro ou cartão,
seja óleo ou papel,
seja plástico ou latão.

2. É urgente reduzir
níveis de poluição.
Há que reutilizar,
repensar a produção.

3. É urgente separar
por papel no papelão.
P’ra cuidar da natureza
ponho as pilhas no pilhão.

4. Se pões plásticos no rio,
no ribeiro ou no mar,
os peixinhos que lá moram
tu irás prejudicar.

Se eu fosse uma árvore

– Se eu fosse uma árvore
queria dar sombra à gente,
oliveira, laranjeira
com a folha persistente.

– Se eu fosse uma árvore
folha caduca teria;
quando as folhas me nascessem,
“Primavera!” se diria.

– Se eu fosse uma árvore
folha caduca teria;
quando as folhas me caíssem,
“É Outono”, se diria.

Descrição da dinâmica:

Nesta canção criada para o 2º ano de escolaridade (Estudo do Meio/Português), voluntários memorizam e cantam a sua quadra. Por ordem saem do lugar e plantam-se dispersos pela sala. Cantam e ficam em silêncio, parados, podendo apenas mexer ramos, com o vento, não as raízes e o tronco.

Dica Verde

Com o empenho de professores (titulares, das AEC e CAF), auxiliares e associação de pais, é possível valorizar e expandir o jardim e horta.  Cidadania é regar quando é necessário, tirar ervas daninhas, identificar plantas, e verificar de que modo o aumento de plantas contribui para o aumento de pequenos animais. As crianças fazem coisas que nunca tinham feito, ganham consciência ambiental e formam-se para a vida. Na EB1 Igreja 2 de Sandim foram plantadas em 2024 mais de 500 plantas, incluindo hortênsias, ervas aromáticas e physalis.

Enquadramento

Assegurar que as crianças e os jovens adquiram os conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que lhes permitam contribuir para um mundo ambiental e socialmente sustentável, que promova a conservação da natureza e da biodiversidade, o bem-estar animal, a preservação dos oceanos e a melhoria da qualidade de vida das populações, atendendo às necessidades das atuais gerações, assim como às das gerações vindouras. (ENEC, p. 5)

Aprendizagens essenciais

  • Entender uma noção de sustentabilidade.
  • Entender a importância dos oceanos para a sustentabilidade do planeta.
  • Propor ações para a conservação da biodiversidade.
  • Exemplificar práticas de produção e consumo sustentável que visem a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos.
  • Associar a melhoria da qualidade de vida à satisfação de necessidades fundamentais.
  • Refletir sobre mudanças necessárias na comunidade local e no mundo com vista à melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas.

Ações

  • Oportunidades de discussão crítica/debate de soluções alternativas para resposta a desafios/problemas.
  • Pesquisa e seleção de informação credível sobre um tema, com apresentação de um produto do trabalho (posters; vídeos; performances, …).
  • Situações que impliquem refutação de pontos de vista com recurso à argumentação/fazer escolhas.
Paus

Paus