CERCI
As Cooperativas de Educação e Reabilitação desempenham um papel incontornável no apoio a pessoas com deficiência intelectual.
A Meloteca, em especial através do projeto Reciclanda e das oficinas de construção de instrumentos feitos de materiais reutilizados, pretende também contribuir para a inclusão social, reabilitação e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência e das suas famílias.
Rodas de ritmo com eco-instrumentos e a Expo ECO-INSTRUMENTOS proporciona atividades de lazer, educação e capacitação.
As CERCI surgiram na década de 70 como iniciativa de pais, técnicos e pessoas preocupadas com a problemática da pessoa com deficiência intelectual. Inserem-se num movimento alargado de solidariedade social. Assumem-se como entidades prestadoras de serviços que intervêm supletivamente em áreas que são da competência e obrigação inalienável do Estado.
O grande objectivo das CERCI é estruturar respostas adequadas e necessárias ao desenvolvimento das crianças, jovens e adultos com deficiência, bem como, apoiar e promover de forma diversificada a sua inclusão na sociedade.
Um número significativo de Cooperativas asseguram muitas valências de atendimento com o objectivo de abrangerem diversas faixas etárias e diferentes graus de deficiência: Centros de Formação Profissional, Centros de Apoio Ocupacional, Unidades Residenciais, Unidades de Intervenção Precoce, Centros de Emprego Protegido, Enclaves e Unidades de Apoio à Família, Apoio Domiciliário, entre outros.
Fonte: FENACERCI
Para saber mais sobre as oficinas de construção de eco-instrumentos, rodas de ritmo e exposições de instrumentos, contacte:
António José Ferreira
962 942 759