CANAS
Educação Ambiental e Reutilização Instrumental
As canas de bambu ou da Índia dão para fazer instrumentos, jogos e brinquedos muito diversificados.
Um deles é a árvore chincalhona ou castão caricato, quando feita com caricas. Com muitas variantes, é constituído basicamente por uma cana de bambu perfurada junto aos nós. Em cada orifício é enfiado um fio que liga vários objetos reutilizados como caricas, tampas de metal e de plástico, e mesmo certos frascos pequenos com sonoridade interessante. Usa-se agitando na vertical, para a frente, ou batendo no chão.
Em vez de cana de bambu, pode ser feita com cabo de vassoura, vara de marmeleiro ou uma peça de estore. Quando disponível, esta tem a vantagem de já ter os furos feitos.

Bastões caricatos
A “vara florida”, como também pode ser chamada, pode ser tocada sozinha ou em pares produzindo, neste caso, padrões rítmicos diferentes. As numerosas variantes de peças aplicadas produzem timbres diversos e intensidade variável.
A sonoridade e diversidade de cores suscita interesse. Crianças e adultos podem utilizá-la para coreografias espetaculares em centros de relação comunitária, escolas e festivais de sustentabilidade. Pode tocar-se na vertical ou na horizontal.

Caninha de tampas, Reciclanda 2024
Professores de Música podem utilizá-la para acompanhamento de canções e promoção da sustentabilidade desde o Pré-Escolar ao 1º Ciclo.
Com um par de árvores rítmicas, faz-se o jogo do galho (“Cada macaco no seu galho. / Vê se não falhas, eu não falho”). Neste jogo em pares, cada jogador agarra o seu bastão com a esquerda. À ordem do mandador, larga a sua árvore e vai para a do colega, a um metro ou mais, antes que ela caia ao chão.
Pode ser feito com grupos de crianças, jovens e adultos, incluindo pessoas com deficiência em roda, com cada jogador a agarrar o seu bastão com a esquerda e a deslocar-se pelo lado de fora da roda e agarrar o bastão à sua direita.

Canas chincalhonas, CIS de Canelas, Reciclanda 2025
Em 2024, no âmbito do FOLIO Festival Literário Internacional de Óbidos, o jogo do galho foi realizado tanto no interior do Espaço Sustentabilidade como em plena Rua Porta da Vila. O jogo é muito cativante tanto em contexto escolar como em família, entre pais e filhos, ou mesmo para efeitos de “team building”. Foi testado com sucesso em colónia de férias infantil.
De lixo a luxo

Árvore rítmica, Reciclanda, Óbidos 2024
As canas podem transformar-se em instrumentos de sopro, com maior ou menor coluna de ar; em genebres, quando unidas e raspadas como um reco-reco; em chincalhos, quando usadas como cabo perfurado com tampas a entrechocar.
Municípios, Misericórdias, Escolas e Agrupamentos, Colégios, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, Centros de Inclusão Social, CERCI e outros podem contratar os nossos serviços. Podemos realizar oficinas de música tanto durante o ano letivo como em tempos de interrupção letiva.
Contacto
António José Ferreira
962 942 759
Clique AQUI para consultar a Lenga – música para o desenvolvimento global da criança.