Brinquedário, Sílvia Faria, Avintes 2019

Brinquedário

Quando a escola melhora o recreio, o recreio melhora a escola. O conceito Reciclanda de brincar contribui para o desenvolvimento, educa para o ambiente, inspira criatividade, incentiva a socialização no recreio. O Brincar Reciclanda, com base na experiência de duas décadas do seu autor, está em sintonia com os objetivos de reforma dos recreios do Ministério da Educação.

Brincar e reutilizar andam cada vez mais de mãos dadas. O brincar é mais original e benéfico quando passa pela reutilização de objetos em fim de ciclo.

Se um objeto roda sobre si mesmo, faz-se de conta que é um pião. Se um objeto circular pode ser lançado, faz-se de conta que é um disco. Se um objeto esférico pode ser pontapeado, faz-se de conta que é uma bola. Se um objeto dá para bater, faz-se de conta que é um tambor. E tão importante que é fazer de conta!

Brincar a reutilizar é espetacular!

O Brinquedário é um conceito de residência Reciclanda, que integra um projeto ainda maior, o Harmonia Parque. Durante três ou mais dias promove o brincar como forma de aprender, de fazer atividade, de crescer com saúde e de ser criativo. Num espaço de natureza, ou em espaço fechado amplo, crianças e famílias divertem-se com brinquedos, participam em jogos variados, (sozinhos, em pares e por equipas) e dinâmicas que reutilizam objetos. Recorre a canas (plantas invasoras) para transformá-las em objetos lúdicos e sonoros, bem como outros objetos reservados pelas famílias.

O evento pode realizar-se independente de outros eventos, ou no âmbito de feiras e festas da criança. É especialmente indicado para celebrações como do Dia Mundial da Terra (22 de abril), Dia Internacional da Família (15 de maio), Dia Mundial da Reciclagem (17 de maio), Dia Mundial da Criança (1 de junho), Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), Dia Mundial da Limpeza (20 de setembro), Dia Nacional da Sustentabilidade (25 de setembro).

O Brinquedário pode vestir-se de vários fatos: o da formação, em ACD ou ALD; o do Recreio Animado; o do Harmonia Parque; o das “Férias Extra”.

Amiga da Língua Portuguesa e da leitura, a Reciclanda é um sítio irmão da Lenga, música para o desenvolvimento global da criança.

Harmonia Parque, Avintes, Sílvia Faria 2019

Harmonia Parque, Avintes, Sílvia Faria 2019

+ de dança

No chão há um sinal + no chão para quem quiser dançar na pulsação ao som de música gravado ou canto.

Andas verticais

Sozinho ou a competir, caminha-se com equilíbrio, mais rápido ou mais longe.

Andor

4 jogadores levam placa de plástico usando cada um seu pau e cooperando em equipa.

Arca dos provérbios

Sozinho ou a competir procura-se completar mais rápido a parte do provérbio dada.

Arco de cintura

Sozinho ou a competir, bambolei-se com aro para ver quem ginga melhor ou aguenta mais tempo.

Arremesso de saquetas

A competir jogadores lançam saquetas reutilizadas de modo a acertar nos buracos existentes.

Argola no pino

Sozinho ou a competir com colega, o jogador procura enquadrar a argola no pino ou frasco reutilizado.

Aro de bicicleta

Sozinho ou a competir com colega, o jogador procura correr mais rápido com aro de bicicleta sem o deixar cair.

Aro de ferro

Sozinho ou a competir o jogador corre com aro como em brincadeira antiga.

Arrastão

Um jogador arrasta dois ou mais sobre chapa de estante ou outro material deslizante, de um ponto de partida até à meta.

Atrelado

Uma caixa de fruta com laterais rebatíveis e rodízios é puxada por uma criança, trocando-se de posições em seguida.

Balancé

O jogador equilibra-se em tábua colocada sobre meio tronco deitado.

Balde das canções

Jogadores competem pela identificação de canções a partir das palavras iniciais.

Balão à cabeçada

Vários cooperam de mãos dadas em roda para não deixar cair o balão usando apenas a cabeça.

Balão saco de pão

Ao centro da roda, um jogador nomeia um colega e deixa cair o saco pão de forma fechado com ar dentro, para o colega apanhar, trocando de lugar com ele.

Baliza baliza à mesa

A competir, entre dois, à mesa com proteções laterais, são necessárias duas tampas ou taças de musse e uma bola.

Baloiço de bebé

Um bebé balança em caixa adaptada suspensa por cordéis pela ação de familiar adulto.

Baqueta malabarista

Sozinho ou a competir com colega, um jogador lança a baqueta ao ar e apanha-a.

Bichinho de saco

Crianças competem a mover-se com o corpo dentre de um saco de batatas deitado com a abertura para a frente.

Bilros

Sozinho ou a competir, o jogador procura derrubar 10 pinos sendo o último o maior.

Bola ao canto

Jogadores chutam uma bola em direção de uma prateleira em v reutilizada.

Bola ao tornozelo

O jogador salta com bola presa por fio à canela esquerda, que passa por baixo do pé direito.

Bola na colher

A competir jogadores movem-se sem deixar a bola cair da colher.

Balões à corda

Depois de ver a corda com balões, cada jogador com venda nos olhos tenta rebentar os balões durante um período de tempo.

Bol

4 jogadores em cada meio campo tentam introduzir a bola na baliza adversária com um tubo, com os lados limitados por cartão.

Bomba

Em roda os jogadores mantêm-se atentos de modo a não serem atingidos por bola maleável que roda pela ação do animador que está no centro.

Cadeiras

Vários, em número superior ao número de cadeiras, competem para conquistar uma das cadeiras dispostas em círculo.

Caixa de cheiros

Sozinho ou a competir, o jogador procura identificar olfativamente os cheiros que se escondem em saquinhos de serapilheira.

Calças de Obélix

O jogador com calças extra-largas tenta apanhar nelas as bolas lançadas pelo lançador.

Caminho de sons

Jogadores concorrentes, de olhos vendados, seguem um percurso pontuado por objetos sonoros.

Canalização

Cooperando, jogadores passam berlinde através de tubos que se vão revezando desde um ponto de partida até à meta.

Cão de guarda

Dentro de um círculo um jogador protege de dois ladrões os copos que há junto à borda, usando uma salsicha de piscina.

Caroçário

Entre dois, ou em grupo, os jogadores competem na identificação de frutos pelo caroço.

Carrega o carrinho

A competir, entre dois, os jogadores colocam paus pequeninos sobre carrinho de brincar, na sua vez, sem deixar cair, ganhando quem primeiro se desfizer da sua carga.

Carrinho de três paus

Com dois paus ou tubos de igual comprimento e diâmetro, os jogadores competem para fazer rolar mais rápido um tubo no chão, agarrando à maneira de carro de mão.

Cascário

Em pares ou em grupo jogadores identificam árvores pela casca.

Caudas

Todos têm cauda (cordel colocado atrás das costas) procurando tirar a cauda a colegas.

Cesto à cabeça

A competir, entre dois, ou em grupo, com tampa na cabeça, procuram chegar mais rápido sem deixar cair a tampa.

Chão de lava

Jogadores caminham sobre pontos seguros no meio de lava de modo que não percam a vida.

Chinelões

Em pares, a competir e cooperar, calçam nos pés placas de madeira.

Círculo de círculos

Num círculo feito de arcos, jogadores saltam para o círculo, centro, fora, direita e esquerda, à voz do mandador, sendo eliminados quando erram.

Coelho procurado

Estando ambas à mesma distância de um coelho de peluche (ou outro animal), duas crianças vendam os olhos e tentam agarrar primeiro o coelho.

Corda de salto em competição

A competir para máximo de saltos com 1, 2, ou 3 saltadores com corda grande.

Corda individual

Sozinhos ou a competir com outros, saltadores procuram dar o maior número de saltos.

Corda forte

A competir, entre dois ou entre equipas, puxa-se a corda o seu lado para testar a forma individual e coletiva.

Corda presa ao seu tronco

Com a extremidade da corda presa na zona do tronco de cada jogador, luta-se por chegar primeiro ao seu lugar, arrastando o outro.

Corrida aos S

Entre as cadeiras da sua fila, correndo aos s, cada jogador tenta ser mais rápido a chegar ao fim.

Corrida com arco em pares

Pares com aro entre a barriga de cada um procuram ser mais rápidos que os outros pares a largá-lo nas costas de uma cadeira.

Corrida de blocos

Dois ou mais correm sem por os pés no chão usando blocos próprios.

Corrida de pneus

Cada um corre movendo um pneu molhado agarrando dois paus com a extremidade oposta no interior frente do pneu.

Corrida de sacos de pega

Cada um corre dentro do seu sacos de pega das compras procurando ser o mais rápido a chegar à meta, podendo fazer-se por equipas em estafeta.

Damas

Em tabuleiro grande no chão joga-se as damas com tampas reutilizadas.

Defesa ataque ao copo

Cada um tem na cabeça um copo que defende enquanto procura derrubar o do outro.

Embaldar

Sozinho ou a competir o jogador pratica de modo a lançar bolas ou saquetas para baldes.

Enfia o berlinde

Tendo uma tampa de balde de azeitonas com furo ao meio, cada jogador procura conduzir para lá o berlinde o mais rapidamente possível.

Enrola o fio

Cada jogador puxa um animal ou carro que está preso à outra extremidade rodando um objeto de formato cilíndrico.

Escada

Crianças sobem degraus de madeira a subir com pouca inclinação.

Escada de treino

Jogadores dão saltos ou fazem outros movimentos em escada multifunções.

Espadachins

Com espada de espuma (tubos de espuma, ou bastões de natação) sobre uma tábua, dois jogadores procuram derrubar o adversário.

Estendal sonoro

Em uma ou duas cordas paralelas há objetos sonoros e multissensoriais.

Fisga

Em zona segura os jogadores tentam acertar dentro de um bidão com uma fisga.

Floresta

Dois jogadores competem entre si para plantar árvores levantando cilindros de madeira.

Frasco em pé

O jogador lança uma garrafinha ou frasco com um pouco de água de modo que fique em pé.

Frutaria

De olhos vendados, jogadores identificam frutos pela sua forma e textura.

Galo

Jogadores correm com cone nas costas procurando alcançar a meta em primeiro lugar logo que seja dado o sinal de partida.

Galo saltitão

Dois jogadores fazem o jogo do galo com tabuleiro sobre a mesa lançando bolas de pingue-pongue de modo a completar primeiro uma linha de três.

Garrafa à cabeça

A competir entre dois ou mais, os jogadores movem-se com garrafa cheia na cabeça.

Guarda-redes avançado

Em roda com as penas abertas e pés junto aos dos colegas da direita e da esquerda, cada jogador procura marcar golo usando as mãos e não consentir que a bola entre na sua baliza.

Indiacas

Com bola de papel bem amarrotado metida em saco plástico, sem ar e com um nó simples, jogadores passam a sua indiaca ou peteca.

Jogo do burro

Lançando malhas, os jogadores evitam o buraco do burro, em tabuleiro com pontuação.

Lagarta de corrida

Depois de tiradas as partes de baixo e de cima de uma caixa de cartão, crianças metem-se na sua lagarta e usam as mãos e os pés para chegar em primeiro a um destino.

Laranjinha

Com bolas pesadas os jogadores competem por tocar na bola mais pequena (cor de laranja).

Latas de equilíbrio

Sozinho ou a competir cada jogador anda com os pés sobre latas presas por cordéis.

Lenços sensoriais

Em círculo, jogadores cooperam para não deixar o lenço cair ao chão.

Limbo

Jogadores passam por baixo de corda ou vara cuja fasquia vai baixando, não podendo os jogadores por as mãos no chão.

Liteira

Dois jogadores transportam alguém em cadeira apoiada em dois paus.

Maca

Dois bombeiros voluntários transportam criança doente com rapidez e segurança.

Macaca

Em gráfico no chão, os jogadores saltam com um ou dois pés.

Macaco no galho

Em pares, ou em roda, cada jogador larga a sua cana e move-se pela ddireita para agarrar a do vizinho antes que ela caia.

Malha

Individualmente ou em pares os jogadores jogam com rodelas variadas de modo a acertar no meco.

Obstáculos

Equipas competem a passar arcos grandes colocados em cadeiras de costas voltadas e afastadas.

Ordem

Dois jogadores competem por memorizar a ordem de 1 a 9 levantando a parte de baixa de uma tampa, passando a vez sempre que erra a ordem.

Ovo na colher

Jogadores marcham levando a colher com ovo de material sintético.

Ovo saltarico

O ovo de material sintético é imprevisível, ganhando o jogador que mais vezes o bater no chão e recolher de volta.

Panobol

Manuseando um pano com buraco ao centro, o grupo à volta coopera para que a bola entre nessa baliza, evitando que saia pelo lado.

Pão no prato

Com um recipiente em forma de prato (tampa de balde de azeitona) com objeto preso por um fio de dois ou mais palmos de comprimento, cada jogador lança e recolhe, procurando fazê-lo o maior número de vezes.

Paraquedas arco-íris

Com bola em pano do tipo paraquedas, o grupo coopera para fazer movimentos variados com ritmo e música.

Pau na garrafa

Sozinho ou a competir com colegas, cada jogador procura enfiar um pau preso por um fio no buraco.

Pêndulo de relógio

Uma criança move um pau regularmente como um pêndulo, enquanto o outro salta sem ser tocado.

Perfil com caricas

Duas equipas competem por criar mais rapidamente o perfil de um membro do grupo usando tampas para definir o perfil e enchendo depois com tampinhas ou caricas.

Perfil de espuma

Usando perfis de espuma (polietileno) duas equipas tentam conduzir um berlinde de um ponto de partida a um ponto de chegada

Perna atada

Um jogador desloca-se rápido com uma perna atada à do colega (em pares) de modo a ser o par mais rápido.

Pesca

Dois ou mais jogadores competem para apanhar com cana objetos de lixo do rio.

Petanca adaptada

Cada um com a sua bola e jogando na sua vez, os jogadores procuram introduzi-la mais rápido que o outro a um canto de estante reutilizada,

Peteca de saco

Uma bola feita de papel amarrotado dentro de saco de pão de forma atado ao fundo a prender a bola dá para lançar, agarrar e jogar de vários modos.

Pião original

A competir, entre dois ou com vários, cada jogador lança o seu pião reutilizado procurando que seja o último a parar.

Pinos

Dois jogadores lançam uma bola ou tampa para derrubar pinos, garrafas, frascos ou latas.

Pirâmide de latas

Os jogadores lançam uma bola para derrubar o maior número de latas de uma pirâmide.

Pista de carrinhos

Usando qualquer carrinho pequeno, os jogadores divertem-se numa pista muito especial.

Pneu no meco

Os jogadores procuram derrubar meco fazendo rolar um pneu, apoiando-se em gráfico no chão.

Poldras

Sozinho ou a competir, o jogador passa em poldras sem “cair ao rio”.

Ponte de madeira

Num desafio de equilíbrio, jogadores passam sobre tábua.

Prega o prego

Em estafeta, um jogador de cada equipa corre e dá uma martelada num prego que se encontra num tronco de madeira, ganhando a equipa que primeiro pregar o prego.

Pulo de bola

Com uma tampa de balde de azeitona na esquerda e uma bola de pingue-pongue na direita o jogador bate a bola no chão e recolhe-a na tampa, contando quantas vezes seguidas consegue fazê-lo.

Puxa-pneu

Dois ou mais jogadores competem por chegar primeiro arrastando um pneu no chão preso por um fio ao seu tronco.

Puxa-saco

Sendo cada equipa constituída por três elementos, dois em pé a saltar em cima de um saco de serapilheira e o outro a puxar, tentam chegar primeiro ao sinal de partida.

Puzzle caixa de ovos

Jogo para montar partes de caixa de duas dúzias de ovos, sendo uma a base e outra recortada, pintada de cores diferentes e baralhada.

Rampa com buraco

O jogador procura que a bola desça a rampa com proteção lateral sem cair no buraco.

Rato Reles

Por baixo de tecido sustentado por vários anda um o rato que se arrisca a levar uma martelada.

Remate certeiro

Os jogadores chutam tentando acertar em buraco ou baliza.

Resistência de braço

Sozinho ou a competir, cada um testa a capacidade de aguentar cada vez mais pesos com os braços na horizontal.

Rochário

Entre dois, ou em grupo, os jogadores são desafiados a identificar rochas.

Roda o berlinde

Com uma tampa circular de balde de azeitona, os jogadores rodam um nerlinde sempre no mesmo sentido sem deixar cair.

Rolão

Um placa de madeira (ou caixa) rola sobre tubos, com jogadores a impulsionar com pau e dois a mudar os tubos de trás para a frente.

Rosácea da memória

A competir, entre dois, os jogadores procuram descobrir as tampas emparelhadas.

Saco no ar

Em círculo, os jogadores cooperam ou competem mantendo o saco de plástico sem cair.

Sacolão

Com seu saco lixo grande com boca presa a um aro, cada jogador tenta apanhar o maior número de bolas de plástico lançadas por um voluntário que está de costas.

Salto mais alto

Com jogadores a competir no salto em altura, a fasquia com corda presa em estruturas de plástico vai-se elevando.

Stick de hóquei

Dois ou vários competem para levar a sua bola à baliza em primeiro lugar.

Tapete voador

Cada jogador senta-se sobre o seu saco de batatas agarrando as pontas da frente e competindo por ser o mais rápido.

Tecido giratório

transporte cooperativo com tecido giratório que passa de baixo para cima

Ténis de mesinha

Com bola de pingue-pongue e raquete tampa de balde de azeitona dois jogadores adaptam regras do ténis de mesa.

Toalha transportadora

Em toalha com pegas, uma criança é transportada por 4 bombeiros voluntários.

Tocha olímpica

Os jogadores levam tubo na vertical com copo em cima sem deixar cair procurando chegar primeiro.

Torre colorida e argolas

O jogador lança argolas de modo a encaixar a torre.

Trenó de bidão

A cooperar ou a competir os jogadores puxam um trenó de bidão ou de outro material com criança dentro.

Trenó de chapa

A cooperar ou a competir, jogadores puxam estante larga de metal com criança em cima.

Três em linha com tampa à cabeça

A competir entre duas equipas, joga-se o jogo de três em linha ou do galo.

Torre de Babel

Dois ou vários tentam criar a torre mais alta com cilindros de madeira.

Transporte coletivo

Transportando tampa presa por fios com objeto em cima, as equipas cooperam para chegarem mais rápido.

Três em linha com tampas

Dois raciocinam para vencer o adversário num jogo do galo com tampas de balde de azeitona como tabuleiro e tampas de Tofina de duas cores para completar a linha de três.

Três paus

Sozinho ou a competir o jogador salta em comprimento colocando os três paus cada vez mais espaçados.

Três pernas

Cada par compete por ser o mais rápido a chegar com a direita de um e a esquerda do outro ligadas por borracha de câmara de ar.

Troca de cores

Com dois aros contendo igual número de bolas ou tampas – cada aro com objetos da sua cor – os jogadores trocam de círculo os objetos o mais rápido possível, cruzando as mãos.

Vai e vem

Os jogadores lançam e recolhem a tampa ou bola presa ao recipiente aberto por um fio.

Sugestão amiga

Lenga, Reciclanda e Loja Meloteca são projetos irmãos com inúmeros recursos pedagógicos. Na Lenga encontra lengalengas, estórias, poemas, adivinhas, provérbios, trava-línguas, piadas, onomatopeias, jogos, canções, dinâmicas, instrumentos úteis a profissionais que trabalham com crianças da Creche, Jardim de Infância, 1º Ciclo e Crianças com NEE.

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Lenga, música para o desenvolvimento global da criança

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António José Ferreira

962 942 759