Brincar Azul
Reforma dos recreios, reutilização e brincar sustentável
Quando a escola melhora o recreio, o recreio melhora a escola. O conceito Reciclanda de brincar contribui para o desenvolvimento, educa para o ambiente, inspira criatividade, incentiva a socialização no recreio. Está em sintonia com os objetivos do Ministério da Educação para a reforma dos recreios.
Brincar a reutilizar é mais espetacular. Inúmeros objetos reutilizáveis podem transformar-se em brinquedos e jogos com pequenas transformações. O brincar sustentável é uma prática em expansão que tem uma enorme importância por razões pedagógicas e ambientais. A Reciclanda apresenta e inspira brinquedos reutilizados, acessíveis, inclusivos e fáceis de fazer com ferramentas básicas.
Brincar Azul é um livro (em projeto) com sugestões diversas para promover brincadeiras, brinquedos, jogos e dinâmicas. Criado para o sucesso escolar dos alunos, a promoção da cidadania e a interação entre pais e filhos, é adaptável às necessidades do Município. Oferecido aos profissionais que trabalham na área do ensino e da educação (professores, educadores, auxiliares, animadores e eventualmente a pais) contribui para melhorar o recreio, a escola e a sociedade.
As dinâmicas, jogos e brincadeiras estimulam a atenção e a memória, favorecem a imaginação, promovem os vínculos afetivos e enriquecem o vocabulário. Ajudam a criar espírito de grupo e proporcionam atividade física. Articulam o canto com a percussão instrumental e corporal. Alicerçados na reutilização, desenvolvem a criatividade numa perspetiva de economia circular. A escola torna-se mais dinâmica, os recreios mais divertidos, as aprendizagens mais lúdicas e inclusivas.
É uma mais-valia nas Áreas da Música, Atividade Física, e ajuda assimilar conteúdos curriculares das áreas do Português, da Matemática, do Estudo do Meio, e até do Inglês. Ajuda a incluir crianças provenientes de outros países. É um projeto original e diferenciador que beneficia largamente as Atividades de Enriquecimento curricular.
A eventual apresentação do livro pode ser acompanhada de formações e oficinas Reciclanda e envolver as bibliotecas municipais.
Amiga da Língua Portuguesa e da leitura, a Reciclanda é um sítio irmão da Lenga, música para o desenvolvimento global da criança.
Exemplos
A incluir
Marcha paralímpica
Em pares, jogadores “paralímpicos” têm uma venda nos olhos. Cada um é acompanhado por um colega que o apoia com mão no ombro e dando indicações oralmente. O vencedor é o que chegar primeiro à meta, após o sinal de partida. Na jogada seguinte, os elementos do par trocam de posição na linha de partida.
A equilibrar
Cesto à cabeça
Cada jogador leva uma tampa à cabeça como antigamente as mulheres levavam tabuleiros e cestos, ou ainda hoje indianos transportam cargas. Um acompanhante ajuda o paralímpico “invisual”, que vai com os olhos vendados, colocando a mão no ombro dele e dando indicações por via oral.
A cooperar
Berlinde em mangueira
Grupos de quatro ou seis elementos têm duas mangueiras ou tubos de cerca de um metro. Ao sinal de começo, cada grupo coloca um berlinde num dos bocados de mangueira e têm de se organizar de modo a fazer chegar o berlinde a uma linha de meta.
Materiais: dois bocados de mangueira por grupo e um berlinde
A agrupar
Agrupamentos
Ao som de música gravada, os participantes estão em roda, voltados para fora. Andam de lado no sentido dos ponteiros do relógio. O mandador diz “duo” e todos procuram alguém para formar o duo. Depois forma a roda novamente. Quem ficar sem par, fica de fora da roda. Se o mandador diz “trio”, “quarteto”, e assim sucessivamente, os jogadores agem em conformidade. O contexto pode pedir que o mandador diga antes “1”, “2”, “3”. Podem fazer a dinâmica sem estar em roda.
Materiais: leitor de música
A imobilizar
Estátua com bola
O gestor do jogo bate a bola no chão com força variável. Quando a agarra, os jogadores ficam em posição de estátua. Os que não o fizerem são eliminados (ou perdem uma de sete vidas).
Materiais: bola
A passar
Cabide por um fio
Reciclo Sénior . Reciclo Júnior
Cada jogador tem um fio. O primeiro tem um cabide de roupa e passa ao outro, que só tira o seu fio quando o colega tiver colocado o seu. Pode-se fazer uma competição entre duas equipas cada uma na sua roda para ver qual a primeira a concluir com o último elemento. Pode-se fazer do género estafeta em que a vencedora é a que fizer primeiro um percurso com o cabide preso ao fio e entregar ao colega de equipa, e assim sucessivamente.
Materiais: cabide, fios
Sugestão amiga
Lenga, Reciclanda e Loja Meloteca são projetos irmãos com inúmeros recursos pedagógicos. Na Lenga encontra lengalengas, estórias, poemas, adivinhas, provérbios, trava-línguas, piadas, onomatopeias, jogos, canções, dinâmicas, instrumentos úteis a profissionais que trabalham com crianças da Creche, Jardim de Infância, 1º Ciclo e Crianças com NEE.
Depois de entrar na Lenga, no computador, no lado direito ao cimo, clique nos três pontinhos. Pode guardar a Lenga como se fosse uma aplicação no seu computador; criar um atalho; copiar a ligação e partilhar o sítio com amigos.

Lenga, música para o desenvolvimento global da criança
Contacto
António José Ferreira
962 942 759