ACD
Ações de formação na área da reutilização musical criativa e inclusiva darão um grande contributo para a capacitação de professionais que trabalham na educação.
Através dos seus portais e projetos em geral, a Meloteca contribui para que a escola seja um espaço de vivências e aprendizagens prazerosas em que cada um se sente incluído e trabalha em cooperação. Um das notas das criações Meloteca é a articulação da música com as literaturas de tradição oral e com dinâmicas antigas ou adaptadas através das quais as crianças se desenvolvem como um todo.
Depois de entrevista à Antena 2 sobre o projeto Reciclanda e os outros portais Meloteca, um dos primeiros telefonemas foi de uma coordenadora de um CFAE de uma grande cidade a propor-me formação. Entretanto, foram desenvolvidas propostas que vão ao encontro das necessidades de docentes e podem ser de curta ou de longa duração. Algumas delas estão a ser enquadradas em candidaturas ao Programa Pessoas 2020.
Designação da Ação de Curta Duração
Música Especial para Alunos Especiais
Área de Formação
b) Prática pedagógica e didática na docência, designadamente a formação no domínio da organização e gestão da sala de aula
Classificação
Formação Contínua para o desenvolvimento profissional
Modalidade
Ação de Formação de Curta Duração (ACD)
Destinatários
Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário
Razões justificativas do Ciclo de ACD:
No desafio permanente de uma escola para todos, a reutilização musical criativa e cooperativa é ferramenta ao serviço do desenvolvimento global.
Todas as crianças e jovens são especiais, mas há uns que têm necessidades especiais. A música e os instrumentos reutilizados fornecem ferramentas que contribuem para o desenvolvimento de competências menos desenvolvidas e contribui para a inclusão.
Sendo uma temática inevitável nos dias que correm, a sustentabilidade é um desafio inevitável para agentes educativos, famílias e toda a comunidade em que o aluno se insere. A reutilização e a redução da pegada ecológica começa na escola e em casa. Quando a reutilização e a sustentabilidade têm como resultado a produção de jogos, instrumentos e dinâmicas que enriquecem a todos, o empenho e a cooperação aumentam de forma significativa.
Objetivos
Conhecer instrumentos e objetos lúdicos acessíveis e inclusivos para NEE
Identificar objetos descartáveis com potencial para se transformarem em recursos
Interpretar criativamente textos literários originais e das literaturas de tradição oral
Utilizar eco-instrumentos para regulação emocional e redução da indisciplina
Conteúdos formativos
Instrumentos feitos de embalagens e outros materiais reutilizados
Jogos de toque e lengalengas facilitadoras do ritmo
O potencial da música como fator de inclusão na escola
Literaturas de tradição oral para o desenvolvimento psico-motor, cognitvo e afetivo
BiCharadas
Cantilenas e outras cenas
Objetivos
Chamar a atenção para a importância e bem-estar dos animais
Mobilizar a escola para um mundo melhor e o respeito da biodiversidade
Utilizar literaturas de tradição oral reinventadas para ensinar e aprender sobre animais no Ensino Básico, em Estudo do Meio e Ciências Naturais
Conteúdos formativos
Adivinhas sobre animais e a natureza
Literaturas de tradição oral em articulação com Música e com o Currículo
Reciclagem e reutilização para um ambiente sustentável: eco-instrumentos
Formas de locomoção, cadeia alimentar e vozes de animais como inspiração para jogos na infância
Dinâmicas Musicais de Grupo e Sustentabilidade
Objetivos
1. Envolver os participantes em dinâmicas simples e promotoras de espírito de grupo
2. Contribuir para que todas as pessoas envolvidas na educação encarem os resíduos como recursos
3. Enriquecer a escola com instrumentos lúdicos para o desenvolvimento global
Conteúdos formativos
A prioridade da reutilização na economia e a importância ambiental da economia circular
Música criativa e oralidades para a Literacia Ambiental
Dinâmicas e jogos promotores de cidadania e espírito de equipa na turma e na escola
Dinâmicas de quebra-gelo, comunicação, confiança, resolução de conflitos e criatividade
A música e seu papel em dinâmicas de grupo e no sucesso escolar
Jogos de toque
brincadeiras musicais em pares e grupo
Objetivos
Promover o toque e o contacto gentil entre as crianças, especialmente com NEE
Recuperar e adaptar jogos tradicionais escolares quase caídos em desuso
Promover a utilização criativa de literaturas de tradição oral em articulação com o currículo de cada ciclo
Conteúdos formativos
Brincadeiras que incluem contacto físico e promovem a gentileza e a tolerância
Jogos rítmicos de mãos, recitados e cantados, em pares e dupla roda
Jogos de fila, roda, comboio, adivinhação, nomeação e de passagem de palma
Poemas sobre paz, tolerância, afeto, cortesia compreensão e respeito pela diferença
Recreio Animado para o Sucesso Escolar
Objetivos
Apresentar dinâmicas promotoras de espírito de equipa que melhoram as relações na turma e na escola
Promover a criação de tabuleiros lúdicos que promovam o jogo espontâneo no exterior da escola
Sensibilizar os participantes para a importância da reutilização ao serviço do desenvolvimento e da sustentabilidade ambiental
Conteúdos formativos
Objetos lúdicos feitos de materiais descartáveis
Jogos tradicionais acessíveis, inclusivos e sustentáveis com ritmo e rima
Poesia e música como respiração dos jogos
Jogos de salto, de caçadinha, de enfiamento, de lançamento, de estátua, de raciocínio, com (ou sem) cantilenas cantadas ou recitadas
Roda de Ritmo Orientado
Objetivos
Apresentar pequenos instrumentos de construção acessível e atrativa para os alunos
Proporcionar aos docentes novas métodos de abordagem rítmica prazerosa para as crianças
Contribuir para a regulação emocional através da percussão criativa em roda
Suscitar a criatividade dos formandos e levá-los a fabricar instrumentos originais
Conteúdos formativos
A simbologia humana da roda, o sucesso da percussão em círculo e importância dos eco-instrumentos
Momentos de imitação, improvisação, fruição rítmica em grupo, com vantagens em termos de literacia ambiental, desenvolvimento de competências musicais e de socialização.
Percussão e regulação emocial em crianças e adultos, pessoas com necessidades especiais e em risco social, colaboradores de empresas.
As inspirações da técnica do baile bandado e dos “drum circles”.
Toca a Reutilizar
eco-instrumentos para uma eco-escola
Objetivos
Levar à identificação de recursos em resíduos.
Proporcionar momentos de surpresa e criatividade com instrumentos eficazes e fáceis de fazer.
Reciclar finalidades de objetos que foram feitos com uma finalidade e podem ser utilizados para outras (bola, tampa, cabo, almofariz, por exemplo).
Criar sessões de imitação e improvisação terapêuticas e espetaculares.
Conteúdos formativos
Instrumentos musicais feitos de materiais descartáveis: instrumentos de percussão, raspagem e agitamento
Células e ostinatos rítmicos: sua representação convencional e outras representações
Lengalengas e rimas para promover a literacia ambiental
Onomatopeias rítmicas e frases facilitadoras da percussão
Toda a Turma Toca
dinâmicas e instrumentos inclusivos
Objetivos
Realizar dinâmicas musicais atrativas que envolvam toda a turma
Proporcionar momentos de atuação originais para os pares, familiares e a comunidade
Criar espetáculos coreográficos recorrendo a conjuntos de instrumentos semelhantes feitos de objetos reutilizados
Interpretar canções e poemas promotores do ambiente e da eco-escola
Conteúdos formativos
Instrumentos musicais feitos de recipientes, embalagens e outros materiais descartáveis
Conjuntos de instrumentos semelhantes para toda a turma: clavas, paulitos, tambores, chincalhos, maracas, reques
Espetáculos coreográficos com som e movimento utilizando eco-objetos sonoros
Articulação da vocalidade e percussão corporal com a percussão instrumental.
António José Ferreira
962 942 759