Pulseira sonora, criação Reciclanda

ACD

Ações de Curta Duração

Temas

Ações de formação na área da reutilização musical criativa e inclusiva darão um grande contributo para a capacitação de professionais que trabalham na educação.

Através dos seus portais e projetos em geral, a Meloteca contribui para que a escola seja um espaço de vivências e aprendizagens prazerosas em que cada um se sente incluído e trabalha em cooperação. Um das notas das criações Meloteca é a articulação da música com as literaturas de tradição oral e com dinâmicas antigas ou adaptadas através das quais as crianças se desenvolvem como um todo.

Designação da Ação de Curta Duração

Música Especial para Alunos Especiais

Objetivos

  • Conhecer instrumentos e objetos lúdicos acessíveis e inclusivos para NEE
  • Identificar objetos descartáveis com potencial para se transformarem em recursos
  • Interpretar criativamente textos literários originais e das literaturas de tradição oral
  • Utilizar eco-instrumentos para regulação emocional e redução da indisciplina

Conteúdos formativos

  • Instrumentos feitos de embalagens e outros materiais reutilizados
  • Jogos de toque e lengalengas facilitadoras do ritmo
  • O potencial da música como fator de inclusão na escola
  • Literaturas de tradição oral para o desenvolvimento psico-motor, cognitvo e afetivo

BiCharadas

Cantilenas e outras cenas

Objetivos

  • Chamar a atenção para a importância e bem-estar dos animais
  • Mobilizar a escola para um mundo melhor e o respeito da biodiversidade
  • Utilizar literaturas de tradição oral reinventadas para ensinar e aprender sobre animais no Ensino Básico, em Estudo do Meio e Ciências Naturais

Conteúdos formativos

  • Adivinhas sobre animais e a natureza
  • Literaturas de tradição oral em articulação com Música e com o Currículo
  • Reciclagem e reutilização para um ambiente sustentável: eco-instrumentos
  • Formas de locomoção, cadeia alimentar e vozes de animais como inspiração para jogos na infância

Dinâmicas Musicais de Grupo e Sustentabilidade

Objetivos

  • Envolver os participantes em dinâmicas simples e promotoras de espírito de grupo
  • Contribuir para que todas as pessoas envolvidas na educação encarem os resíduos como recursos
  • Enriquecer a escola com instrumentos lúdicos para o desenvolvimento global

Conteúdos formativos

  • A prioridade da reutilização na economia e a importância ambiental da economia circular
  • Música criativa e oralidades para a Literacia Ambiental
  • Dinâmicas e jogos promotores de cidadania e espírito de equipa na turma e na escola
  • Dinâmicas de quebra-gelo, comunicação, confiança, resolução de conflitos e criatividade
  • A música e seu papel em dinâmicas de grupo e no sucesso escolar

Jogos de toque

brincadeiras musicais em pares e grupo

Objetivos

  • Promover o toque e o contacto gentil entre as crianças, especialmente com NEE
  • Recuperar e adaptar jogos tradicionais escolares quase caídos em desuso
  • Promover a utilização criativa de literaturas de tradição oral em articulação com o currículo de cada ciclo

Conteúdos formativos

  • Brincadeiras que incluem contacto físico e promovem a gentileza e a tolerância
  • Jogos rítmicos de mãos, recitados e cantados, em pares e dupla roda
  • Jogos de fila, roda, comboio, adivinhação, nomeação e de passagem de palma
  • Poemas sobre paz, tolerância, afeto, cortesia compreensão e respeito pela diferença

Recreio Animado para o Sucesso Escolar

Objetivos

  • Apresentar dinâmicas promotoras de espírito de equipa que melhoram as relações na turma e na escola
  • Promover a criação de tabuleiros lúdicos que promovam o jogo espontâneo no exterior da escola
  • Sensibilizar os participantes para a importância da reutilização ao serviço do desenvolvimento e da sustentabilidade ambiental

Conteúdos formativos

  • Objetos lúdicos feitos de materiais descartáveis
  • Jogos tradicionais acessíveis, inclusivos e sustentáveis com ritmo e rima
  • Poesia e música como respiração dos jogos
  • Jogos de salto, de caçadinha, de enfiamento, de lançamento, de estátua, de raciocínio, com (ou sem) cantilenas cantadas ou recitadas

Roda de Ritmo Orientado

Objetivos

  • Apresentar pequenos instrumentos de construção acessível e atrativa para os alunos
  • Proporcionar aos docentes novas métodos de abordagem rítmica prazerosa para as crianças
  • Contribuir para a regulação emocional através da percussão criativa em roda
  • Suscitar a criatividade dos formandos e levá-los a fabricar instrumentos originais

Conteúdos formativos

  • A simbologia humana da roda, o sucesso da percussão em círculo e importância dos eco-instrumentos
  • Momentos de imitação, improvisação, fruição rítmica em grupo, com vantagens em termos de literacia ambiental, desenvolvimento de competências musicais e de socialização.
  • Percussão e regulação emocial em crianças e adultos, pessoas com necessidades especiais e em risco social, colaboradores de empresas.
  • As inspirações da técnica do baile bandado e dos “drum circles”.

Toca a Reutilizar

eco-instrumentos para uma eco-escola

Objetivos

  • Levar à identificação de recursos em resíduos.
  • Proporcionar momentos de surpresa e criatividade com instrumentos eficazes e fáceis de fazer.
  • Reciclar finalidades de objetos que foram feitos com uma finalidade e podem ser utilizados para outras (bola, tampa, cabo, almofariz, por exemplo).
  • Criar sessões de imitação e improvisação terapêuticas e espetaculares.

Conteúdos formativos

  • Instrumentos musicais feitos de materiais descartáveis: instrumentos de percussão, raspagem e agitamento
  • Células e ostinatos rítmicos: sua representação convencional e outras representações
  • Lengalengas e rimas para promover a literacia ambiental
  • Onomatopeias rítmicas e frases facilitadoras da percussão

Toda a Turma Toca

dinâmicas e instrumentos inclusivos

Objetivos

  • Realizar dinâmicas musicais atrativas que envolvam toda a turma
  • Proporcionar momentos de atuação originais para os pares, familiares e a comunidade
  • Criar espetáculos coreográficos recorrendo a conjuntos de instrumentos semelhantes feitos de objetos reutilizados
  • Interpretar canções e poemas promotores do ambiente e da eco-escola

Conteúdos formativos

  • Instrumentos musicais feitos de recipientes, embalagens e outros materiais descartáveis
  • Conjuntos de instrumentos semelhantes para toda a turma: clavas, paulitos, tambores, chincalhos, maracas, reques
  • Espetáculos coreográficos com som e movimento utilizando eco-objetos sonoros
  • Articulação da vocalidade e percussão corporal com a percussão instrumental.

António José Ferreira

962 942 759