ACD
Ações de Curta Duração
Temas
Ações de formação na área da reutilização musical criativa e inclusiva darão um grande contributo para a capacitação de professionais que trabalham na educação.
Através dos seus portais e projetos em geral, a Meloteca contribui para que a escola seja um espaço de vivências e aprendizagens prazerosas em que cada um se sente incluído e trabalha em cooperação. Um das notas das criações Meloteca é a articulação da música com as literaturas de tradição oral e com dinâmicas antigas ou adaptadas através das quais as crianças se desenvolvem como um todo.
Designação da Ação de Curta Duração
Música Especial para Alunos Especiais
Objetivos
- Conhecer instrumentos e objetos lúdicos acessíveis e inclusivos para NEE
- Identificar objetos descartáveis com potencial para se transformarem em recursos
- Interpretar criativamente textos literários originais e das literaturas de tradição oral
- Utilizar eco-instrumentos para regulação emocional e redução da indisciplina
Conteúdos formativos
- Instrumentos feitos de embalagens e outros materiais reutilizados
- Jogos de toque e lengalengas facilitadoras do ritmo
- O potencial da música como fator de inclusão na escola
- Literaturas de tradição oral para o desenvolvimento psico-motor, cognitvo e afetivo
BiCharadas
Cantilenas e outras cenas
Objetivos
- Chamar a atenção para a importância e bem-estar dos animais
- Mobilizar a escola para um mundo melhor e o respeito da biodiversidade
- Utilizar literaturas de tradição oral reinventadas para ensinar e aprender sobre animais no Ensino Básico, em Estudo do Meio e Ciências Naturais
Conteúdos formativos
- Adivinhas sobre animais e a natureza
- Literaturas de tradição oral em articulação com Música e com o Currículo
- Reciclagem e reutilização para um ambiente sustentável: eco-instrumentos
- Formas de locomoção, cadeia alimentar e vozes de animais como inspiração para jogos na infância
Dinâmicas Musicais de Grupo e Sustentabilidade
Objetivos
- Envolver os participantes em dinâmicas simples e promotoras de espírito de grupo
- Contribuir para que todas as pessoas envolvidas na educação encarem os resíduos como recursos
- Enriquecer a escola com instrumentos lúdicos para o desenvolvimento global
Conteúdos formativos
- A prioridade da reutilização na economia e a importância ambiental da economia circular
- Música criativa e oralidades para a Literacia Ambiental
- Dinâmicas e jogos promotores de cidadania e espírito de equipa na turma e na escola
- Dinâmicas de quebra-gelo, comunicação, confiança, resolução de conflitos e criatividade
- A música e seu papel em dinâmicas de grupo e no sucesso escolar
Jogos de toque
brincadeiras musicais em pares e grupo
Objetivos
- Promover o toque e o contacto gentil entre as crianças, especialmente com NEE
- Recuperar e adaptar jogos tradicionais escolares quase caídos em desuso
- Promover a utilização criativa de literaturas de tradição oral em articulação com o currículo de cada ciclo
Conteúdos formativos
- Brincadeiras que incluem contacto físico e promovem a gentileza e a tolerância
- Jogos rítmicos de mãos, recitados e cantados, em pares e dupla roda
- Jogos de fila, roda, comboio, adivinhação, nomeação e de passagem de palma
- Poemas sobre paz, tolerância, afeto, cortesia compreensão e respeito pela diferença
Recreio Animado para o Sucesso Escolar
Objetivos
- Apresentar dinâmicas promotoras de espírito de equipa que melhoram as relações na turma e na escola
- Promover a criação de tabuleiros lúdicos que promovam o jogo espontâneo no exterior da escola
- Sensibilizar os participantes para a importância da reutilização ao serviço do desenvolvimento e da sustentabilidade ambiental
Conteúdos formativos
- Objetos lúdicos feitos de materiais descartáveis
- Jogos tradicionais acessíveis, inclusivos e sustentáveis com ritmo e rima
- Poesia e música como respiração dos jogos
- Jogos de salto, de caçadinha, de enfiamento, de lançamento, de estátua, de raciocínio, com (ou sem) cantilenas cantadas ou recitadas
Roda de Ritmo Orientado
Objetivos
- Apresentar pequenos instrumentos de construção acessível e atrativa para os alunos
- Proporcionar aos docentes novas métodos de abordagem rítmica prazerosa para as crianças
- Contribuir para a regulação emocional através da percussão criativa em roda
- Suscitar a criatividade dos formandos e levá-los a fabricar instrumentos originais
Conteúdos formativos
- A simbologia humana da roda, o sucesso da percussão em círculo e importância dos eco-instrumentos
- Momentos de imitação, improvisação, fruição rítmica em grupo, com vantagens em termos de literacia ambiental, desenvolvimento de competências musicais e de socialização.
- Percussão e regulação emocial em crianças e adultos, pessoas com necessidades especiais e em risco social, colaboradores de empresas.
- As inspirações da técnica do baile bandado e dos “drum circles”.
Toca a Reutilizar
eco-instrumentos para uma eco-escola
Objetivos
- Levar à identificação de recursos em resíduos.
- Proporcionar momentos de surpresa e criatividade com instrumentos eficazes e fáceis de fazer.
- Reciclar finalidades de objetos que foram feitos com uma finalidade e podem ser utilizados para outras (bola, tampa, cabo, almofariz, por exemplo).
- Criar sessões de imitação e improvisação terapêuticas e espetaculares.
Conteúdos formativos
- Instrumentos musicais feitos de materiais descartáveis: instrumentos de percussão, raspagem e agitamento
- Células e ostinatos rítmicos: sua representação convencional e outras representações
- Lengalengas e rimas para promover a literacia ambiental
- Onomatopeias rítmicas e frases facilitadoras da percussão
Toda a Turma Toca
dinâmicas e instrumentos inclusivos
Objetivos
- Realizar dinâmicas musicais atrativas que envolvam toda a turma
- Proporcionar momentos de atuação originais para os pares, familiares e a comunidade
- Criar espetáculos coreográficos recorrendo a conjuntos de instrumentos semelhantes feitos de objetos reutilizados
- Interpretar canções e poemas promotores do ambiente e da eco-escola
Conteúdos formativos
- Instrumentos musicais feitos de recipientes, embalagens e outros materiais descartáveis
- Conjuntos de instrumentos semelhantes para toda a turma: clavas, paulitos, tambores, chincalhos, maracas, reques
- Espetáculos coreográficos com som e movimento utilizando eco-objetos sonoros
- Articulação da vocalidade e percussão corporal com a percussão instrumental.
António José Ferreira
962 942 759