FÓLIO Festival Óbidos 2025
No ano que o FÓLIO celebrou o 10º aniversário, a Reciclanda apresentou-se pela segunda vez no Espaço Sustentabilidade, com “Música Sem Fronteiras – Instrumentos Musicais do Mundo”.
Com uma intenção pedagógica, inclusiva e global, usa instrumentos de todos os continentes, como jambé, cajón, daiko, bombo e toere. Num apelo à sustentabilidade, apresenta apelativos instrumentos reutilizados ao lado de instrumentos tradicionais ou modernos que encantam todas as idades.
A Reciclanda fez felizes os que passaram pelo Espaço Sustentabilidade. Apresentou-se no interior e na rua, com instrumentos dos 5 continentes, e chincalhonas que são cada vez mais uma imagem de marca. E Óbidos inspirou na Reciclanda boas práticas a partilhar.
Uma delegação da Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro, da Região Autónoma da Madeira, deslocou-se ao FÓLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos. Inteirou-se das boas práticas do evento e conheceu o projeto Reciclanda,
Além de turmas do Jardim de Infância e 1º Ciclo, a Reciclanda realizou uma oficina com o Curso de Ação Educativa do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. de Santarém.
Moderada por Paulo Capinha, a conversa com Nuno Zamaro, subordinada ao tema Mobilidade Sustentável – A escola como ponto de partida, foi extremamente interessante e com muitos objetivos e preocupações em comum com a Reciclanda.
Há uma década a Meloteca tem dinâmicas musicais com objetos reutilizados para fomentar a atenção ao outro, cumprir a regra da direita, parar no STOP, respeitar os semáforos, circular dentro dos limites de velocidade, promover a segurança rodoviária, prevenir riscos enquanto peão, sensibilizar para a mobilidade sustentável. A influência do grupo Meloteca expande-se muito para além dos portais, indo ao encontro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, Estratégia Nacional de Educação Ambiental e reforma dos recreios. Através de eventos com impacto local, regional, nacional e internacional, a Reciclanda inspira-se e inspira, juntando o seu contributo a outros contributos notáveis.
Na véspera das ações Reciclanda, o pároco facilitou o conhecimento do património organístico de Óbidos para divulgação no Musorbis. As paróquias livros sobre música litúrgica publicados por António José Ferreira em 2001. Com Tiago Morin como guia foram fotografados os 4 órgãos do Concelho.
A Reciclanda alavanca o desenvolvimento dos outros sítios do grupo Meloteca, inspirando boas práticas ambientais, culturais e educativas nos concelhos.

Óbidos FÓLIO Festival 2025, Reciclanda, 1º Ciclo

Óbidos FÓLIO Festival 2025, Reciclanda, 1º Ciclo

Óbidos FÓLIO Festival 2025, Mobilidade Sustentável com Nuno Zamaro

Óbidos FÓLIO 2025 Famílias

Óbidos FÓLIO Festival 2025, turma do IEFP de Santarém

Óbidos FÓLIO 2025 Famílias no Espaço Sustentabilidade

Pai e filha a tocar tambores, Óbidos FÓLIO Reciclanda 2025

Delegação da DRABL, da Madeira, no FÓLIO, 2025

Tiago Morin com livro de canto gregoriano no Senhor Jesus da Pedra, 2025
Textos de apoio
Olá em várias línguas
Hello!
Oulá!
Sawubona!
Aloha!
Salut!
Oulá!
Sida wadanka!
Aloha!
Saudações em Inglês, Mirandês, Zulu, Havaiano, respetivamente. Podem-se incluir outras a substituir as que estão em itálico, mantendo a rima, como “salut” (Francês), “sida wadanka” (Somali), “selam” (Turco), “egun on” (Basco)
“sut mae” (Galês).
Ritmo
Ritmo é alegria,
ritmo é educação.
Ritmo é poesia,
ritmo é diversão.
Ritmo é fantasia,
ritmo é criação.
Ritmo é cidadania,
ritmo é dedicação.
Ritmo é euforia,
ritmo é atenção.
Ritmo é harmonia,
ritmo é coração.
Ritmo é magia,
ritmo é percussão.
Ritmo é bateria,
ritmo é interação.
O meu nome tem ritmo
Da apresentação de cada um nasceu imitação e improvisação.
Jogo de viajar
Vamos de carro até Espanha.
Quem não arrisca também não ganha.
Vamos todos tocar jambé
como se toca na Guiné.
Vamos todos com alegria
tocar instrumentos da Oceania.
Vamos todos jogar à cana
como na República Dominicana.
Vamos cantar a paz
Vamos lá cantar
e colaborar
para que haja paz
em todo o lugar.
A fazer a guerra,
o mundo é infeliz.
Quero que haja paz
em qualquer país.
Excertos de canções do mundo
Kamaté, kamaté,
kairu, kairu.
Upané, upané,
taiwu, taiwu.
Austrália ]
Njambo njambo mena.
Camarões ]
Obwisana sana, obwisana na
Gana ]
Cicak cicak di ding ding
Indonésia ]
Zum galigali gali zum,
galigali gali zum.
Israel ]
Mukhale ndi moyo! Moyo!
Moçambique ]
Tumba, tumba, tumba, tum.
Tumba, tumba, tumba, tum.
Palestina ]
Copo copo jericopo,
jericopo copo cá.
Portugal ]
Materiais
Tambores impactantes, instrumentário dos pequenos e canas chincalhonas
Reciclanda
A Reciclanda é sítio Meloteca com mais impacto social. Promove a sustentabilidade desde idade precoce até idade avançada pela realização de eventos, oficinas, rodas de ritmo, formações, residências artísticas, exposições e publicações. Pretende contribuir para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e das metas de reciclagem de embalagens em Portugal.
